Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá
Gostaria de saber se quem tem mordida cruzada pode ser aprovado no CMA e se caso não possa ser aprovado, é motivo de pendência ou reprovação direta.
Valeu
Nossa resposta
Nos exames de saúde periciais iniciais para piloto, será realizada radiografia panorâmica. A mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada dentária superior (maxila) se sobrepõem aos dentes da arcada inferior (mandíbula). Pode ser causa de dificuldades na alimentação ou na fala, além de comprometer a estética facial, pois em muitos casos a mandíbula (maxilar inferior) se posiciona de maneira incorreta (torta), deixando o rosto com aspecto torto.
Conforme a RBAC 67, nos requisitos odontológicos, é importante na avaliação a ausência de deformidades maxilares ósseas, ou de tecidos moles ou dentários, congênitas ou adquiridas, que dificultem a mastigação ou a articulação da palavra. Caso não apresente limitação à mastigação ou articulação da fala, além de outras complicações, provavelmente não tenha problemas para o CMA. Poderá ser indicado que procure algum dentista para acompanhamento e tratamento.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015