CMA – Pectus Excavatum pode ser reprovatório no CMA?

posted in: CMA | 2

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

OLA, MEU NOME É JOSIAS NETO, TENHO 18 ANOS SOU DE GOIÂNIA, ATUALMENTE ESTOU CURSANDO PPA, MINHA DÚVIDA É:

– PECTUS EXCAVATUM OU PEITO ESCAVADO PODE ME REPROVAR NO CMA.

OBRIGADO !

Nossa resposta

Josias,

Pectus Excavatum, também conhecido como “peito de sapateiro”,”peito escavado” ou “tórax escavado”é uma deformidade em depressão do esterno e cartilagens costais inferiores, eventualmente acompanhada de deformidade da extremidade anterior das costelas na sua articulação com as cartilagens costais. Há ainda muitas dúvidas sobre sua etiologia. Associações com várias doenças congênitas tem sido relatadas: cardiopatias congênitas, Síndrome de Marfan, S. Pierre Robin, Síndrome de Prune Belly, paralisia cerebral, esclerose tuberosa, costela cervical bilateral, hérnia diafragmática congênita, neurofibromatose, fenda palatina, agenesia pulmonar, enfisema lobar congênito, Síndrome de Poland. O defeito é freqüentemente percebido ao nascimento (86%), sendo sua evolução variável. Em alguns casos a deformidade discreta pode se acentuar na puberdade. Os portadores, na maioria dos casos, são assintomáticos. A radiografia do tórax em PA mostra, em alguns casos, desvio do coração para a esquerda. A radiografia do tórax em perfil mostra a depressão esternal. A tomografia computadorizada mostra a depressão esternal e o desvio do coração para a esquerda, e a deformidade ou compressão cardíaca. No eletrocardiograma podem ser encontradas arritmias, bloqueio do ramo direito, depressão do segmento ST, desvio do eixo cardíaco, hipertrofia ventricular esquerda ou hipertrofia atrial esquerda, que são atribuídas à configuração anômala da caixa torácica, e ao deslocamento e rotação do coração dentro do hemitórax esquerdo. O Ecocardiograma poderá apresentar compressão do coração pela parede torácica, que poderá deformar o anel mitral ou câmara ventricular e produzir o prolapso da válvula mitral nestes pacientes.  A escoliose/cifose dorsal poderá encontrar-se associada em um grande número de pacientes. Na grande maioria das vezes, a indicação cirúrgica será estética. Raramente a indicação é por limitação funcional ou estrutural do coração ou pulmões, que quando comprovadas por exames complementares a corroboram. 

Conforme os requisitos ósteo-articulares da RBAC67, o candidato não pode apresentar qualquer anomalia dos ossos, articulações, músculos, tendões ou estruturas conexas que, a critério do examinador ou da ANAC, sejam susceptíveis de causar alguma deficiência funcional que possa afetar a segurança de voo. E não poderá possuir escolioses, cifoses e lordoses sintomáticas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar a segurança de voo. Quanto aos critérios cardiológicos, não poderá ter antecedentes de anomalia ou doença do coração, congênita ou adquirida, que, a critério do examinador ou da ANAC, provavelmente afete a segurança de voo, qualquer sopro cardíaco significativo ou doença das válvulas cardíacas, qualquer distúrbio significativo do ritmo ou da condução cardíaca.

No seu caso, deverá ser verificado o grau de sua deformidade e se apresenta algumas destas alterações associadas, como desvios na coluna e alterações cardíacas, e se suas repercussões poderão comprometer a segurança de voo. Poderão ser solicitados, durante o exame pericial, alguns exames complementares, para verificar se existem estas alterações.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.