CMA – Perfuração Timpânica e desvio de septo reprovam no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Primeiro parabenizando pelo conteúdo que sempre está prestando para todos nós amantes da aviação!

Minha questão é sobre a audição, tenho pouca perda auditiva, perfuração no tímpano, e não sei se é bom citar, mas possa não ter nada a ver, tenho também desvio de septo, mas possa ser o de menos pois não afeta nada em minha respiração, a duvida é, tenho risco de ter reprovação permanente por causa da otite? Eu já ouvi falar que não interferia no voo em si, mas pode? será que a timpanoplastia resolveria tal situação?

Grato. 

Nossa resposta

Para saber sobre sua perda auditiva, será realizado um exame audiométrico, que indicará o tipo e grau da sua perda auditiva. No caso, conforme a RBAC67, o candidato submetido a uma prova com audiômetro de tom puro não deve ter uma deficiência de percepção auditiva, em cada ouvido separadamente, maior do que 35 dB em nenhuma das três freqüências de 500, 1.000 e 2.000 Hz, nem maior do que 50 dB na frequência de 3.000 Hz. Ainda poderá ser considerado apto se tiver uma capacidade de discriminação auditiva normal da linguagem verbal (linguajar técnico aeronáutico), com um ruído de fundo que reproduza ou simule as mesmas características de mascaramento do ruído do posto de pilotagem durante o voo, com respeito à voz humana (direta ou transmitida pelos meios aeronáuticos habituais), aos sinais de radiocomunicação e aos sinais de rádiofaróis.

Portanto, não é a perfuração timpânica que será motivo de reprovação ou não, caso seja simples e seca, mas sim as respostas aos exames e testes realizados. Caso obedeça aos requisitos auditivos conforme acima, não terá problemas para obtenção do CMA.

No caso do desvio de septo, deve possuir ambos os condutos nasais que permitam livre passagem do ar, além de não possuir patologias agudas ou crônicas. Se durante a avaliação e exames for percebido desvio de septo significativo, o próprio médico orientará que procure um Otorrinolaringologista para tratamento cirúrgico.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.