Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa tarde!
Me chamo Marcos, sou aqui da Região de São José do Rio Preto/SP. Estou iniciando um estudo sobre meu sonho de me tornar Piloto Privado de Helicóptero. Sei que o investimento é muito caro, mas iniciarei a retirada de meu CMA, para avaliação de meu estado físico. Posteriormente quero ingressar em uma escola e passar na Banca da ANAC e posteriormente financiar meus estudos práticos. Qual seria o prazo de validade do CMA e da Aprovação pela Banca da ANAC?
Teria algum documentário sobre as matérias que irão cair na banca? Pelo menos pra eu saber os assuntos. Gosto muito de cálculos e de motores.
Gostaria de saber o passo-a-passo para tirar meu CMA e qual deveria ser (1ª ou 2ª Classe) e se vocês teriam como me indicar alguma escola aqui na minha região.
Att;
Marcos
Nossa resposta
Marcos,
O CMA para piloto de helicóptero poderá ser de 1ª e de 2ª classes, respectivamente, para PC/PLA/PP-IFR (Piloto Comercial de Avião e de Helicóptero, Piloto de Linha Aérea de Avião e de Helicóptero, ou Piloto Privado de Avião e Helicóptero com habilitação para voar sob as regras de voo por instrumentos-IFR), e para PPs (Piloto Privado de Avião ou de Helicóptero sem a habilitação IFR). No caso de Piloto Privado, portanto, será o de 2º classe.
Conforme a RBAC67, a validade do CMA:
– 12 meses para as categorias PLA e PC nos exames de saúde periciais realizados ou 6 meses nas seguintes condições:
– após o aniversário de 40 anos do piloto que opere no transporte comercial de passageiros com apenas 1 piloto; e
(a) após o aniversário de 60 anos do piloto que opere em transporte comercial;
– 60 meses para as categorias PP, PP-IFR, CMS, PBL, PPL e CPL nos exames de saúde periciais realizados antes do aniversário de 40 anos do candidato;
– 24 meses para as categorias PP, PP-IFR, CMS, PBL, PPL e CPL nos exames de saúde periciais realizados em ou após o aniversário de 40 anos e antes do aniversário de 50 anos do candidato;
– 12 meses para as categorias PP, PP-IFR, CMS, PBL, PPL e CPL nos exames de saúde periciais realizados em ou após o aniversário de 50 anos do candidato; e
– 12 meses para as categorias MCV e OEE.
O prazo de validade de um CMA deve levar em conta a capacidade do candidato em cumprir os requisitos deste Regulamento, ao longo de todo o período da validade do CMA, e pode ser reduzido em relação ao expresso pelo parágrafo (a) desta seção, a critério do examinador ou da ANAC, caso estes considerem clinicamente recomendado. Neste caso, a justificativa da redução deve constar expressa nos registros dos exames de saúde periciais.
O passo a passo de como tirar o CMA você poderá consultar no site da ANAC, ou no Guia de CMA, publicado pelo Canal Piloto.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015