CMA – Pressão arterial elevada pode prejudicar na obtenção do CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa noite,

Me chamo Lucas, tenho 18 anos sou de BH-MG ,

Hoje comecei a fazer os exames para o CMA para PP, e o médico da avaliação clinica disse que estou com a pressão alta para minha idade. Gostaria de saber se no dia do exame Psicotécnico e a Perícia isso pode me barrar em alguma coisa ? Meu exame Psicotécnico e a Perícia esta marcado para o dia 09/05 e não sei muito bem o que será realizado lá, você tem alguma dica de como agir em algumas situações ou até mesmo como é essa pericia e o psicotécnico?

Muito obrigado pela atenção !

Excelente trabalho .

Nossa resposta

Lucas,

Conforme os requisitos cardiológicos da RBAC67, nos exames de saúde periciais, nenhum candidato à obtenção ou revalidação de um CMA pode ter antecedentes nem diagnóstico clínico de pressão arterial sistêmica mantida superior a 140 X 90mmHg. O candidato em uso de medicamento anti-hipertensivo pode ser julgado apto desde que a condição, a critério do examinador ou da ANAC, não afete a segurança de voo. Caso no dia do exame apresente PA elevada, acima do valor preconizado, será solicitado investigação através de exames complementares,  para avaliar se realmente há diagnóstico de hipertensão arterial, ou até outras patologias envolvidas. O CMA, então, somente será liberado após investigação e confirmação de que não seja algo que afete a segurança de voo.

No seu caso, sugiro que procure um médico especialista (Cardiologista), e realize o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) que é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas. O ideal seria que já levasse este exame em mãos.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.