CMA – Psoríase reprova no CMA?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Não encontrei uma dúvida relacionada à psoríase. Com a doença controlada é possível ter o antigo CCF? 

Nossa resposta

A Psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa. Ela ocorre de forma cíclica, com sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. É de causa desconhecida, porém pode estar relacionada ao sistema imunológico, interações com o meio ambiente e até suscetibilidade genética. Os sintomas podem ser: manchas avermelhadas com descamação esbranquiçada, pequenas manchas escalonadas, pele ressecada, às vezes até com sangramento local, prurido, queimação e dor, inchaço e rigidez nas articulações (formas mais graves). O tratamento será conservador visando uma qualidade de vida satisfatória.

A RBAC67 não cita sobre a psoríase, e a ICA 160-6 considera como uma das causas que poderá causar incapacidade nos exames de saúde. Será avaliado pelo examinador, se está em fase sintomática, a frequência com que estes aparecem, a intensidade dos sintomas, e se isso será motivo de incapacidade durante o voo. Caso o examinador considere que não, poderá obter o CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.