CMA – Índice de Massa Corpórea elevado e Cirurgia bariátrica reprovam no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia! Tenho uma dúvida em relação a sobrepeso e obesidade. Qual é o máximo de imc que o candidato deve ter para não ser reprovado no CMA 1º, 2º e 3º classe?? A cirurgia bariatrica tambémreprova? Desde já agradeço!

Nossa resposta

Neste caso, teremos envolvimento de dois requisitos da RBAC67: os digestivos, e os metabólicos, nutricionais e endocrinológicos. Nos requisitos digestivos, estarão relacionados os casos de cirurgias digestivas (no seu caso a bariátrica), em que o candidato não pode ter sequelas de enfermidade ou intervenção cirúrgica em qualquer parte do trato digestivo ou seus anexos que, a critério do examinador ou da ANAC, possam causar incapacitação durante o voo, especialmente as obstruções por estenose (intrínseca) ou compressão (extrínseca). Também consta que todo candidato que tenha sofrido uma cirurgia importante nos condutos biliares, no conduto digestivo ou seus anexos, com remoção total ou desvio de fluxo em qualquer desses órgãos, deve ser julgado não apto, a menos que, a critério do examinador ou da ANAC, não seja provável que suas consequências causem incapacitação em voo. Ou seja, se a cirurgia foi realizada de forma ao candidato estar assintomático, sem complicações, e sem repercussões clínicas.

Em relação aos requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos, nós teremos a resposta sobre o IMC, em que serão considerados não aptos os candidatos com obesidade e Índice de Massa Corporal (IMC) 40 ou mais, além de outras consequências como dislipidemias severas (colesterol), e alterações importantes de glicemia.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.