CMA – Rinite Alérgica reprova no CMA?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alpha,

Meu nome e Diego Ribeiro, tenho 16 anos e moro em alfenas-MG . Indo cursar o 3º ano En. Médio . tenho uma dúvida quanto ao CMA , gostaria de saber se a rinite (alérgica) também e reprovatória no exame , obrigado pela atenção , E Bons Voos!!!

Nossa resposta

Diego,

O nariz, que é o local por onde o ar passa primeiramente até que alcance o sistema pulmonar, será responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar que é inspirado, e para isso, possui um complexo mecanismo de defesa. Quando entramos em contato com alguma substância tóxica, será desencadeada uma resposta na tentativa de impedir que a mesma alcance os pulmões. Será causada obstrução nasal, que desta maneira, bloqueia a passagem do agente agressor, e através de espirros e coriza, a substância será removida. Essa reação será de normalidade para todas as pessoas. No caso da rinite alérgica, ocorrerá uma defesa exagerada contra estes agentes, que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, haverá uma hiperreatividade a determinadas substâncias. Essa hiperreatividade poderá ser desenvolvida a qualquer momento, e poderá ser causada por diversas substâncias, ocasionado então sintomas como obstrução nasal, coriza, espirros e coceira nasal, nos olhos ou na garganta.

Conforme os requisitos otorrinolaringológicos da RBAC67, será sempre solicitado Raio X dos seios paranasais nos exames de saúde periciais iniciais, e na revalidação a critério do examinador. Deverá apresentar os condutos nasais permitindo a livre passagem do ar, sem deformidades graves. Não poderá apresentar, também, afecções agudas ou crônicas das vias aéreas superiores, e graves nos seios paranasais. Na ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica), será considerada causa de incapacidade apenas  a rinite atrófica ou ozenosa (atrofia progressiva da mucosa nasal e seus componentes, inclusive a parte óssea da parede lateral do nariz, onde evoluirá com formação de crostas e odor fétidos, tendo maior gravidade). Portanto, caso não apresente esta forma de maior gravidade, esteja assintomático, sem quadro ativo, e Raio X sem alterações importantes, não será critério de reprovação no CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.