CMA – Síndrome do Intestino Irritável reprova no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá Drª Tatiana Trigo

Gostaria de saber se a Síndrome do Intestino Irritável (SII), pode ser considerado um estado de inaptidão repentina e reprovar no CMA, conforme o
RBAC67?

Obrigado,

Wagner

Nossa resposta

Wagner,

A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio funcional, sem causa anatômica nem lesões que o justifiquem. Os sintomas geralmente são: cólicas intermitentes, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas de prisão de ventre e diarreia, sensação de que o intestino não foi esvaziado completamente com a evacuação. Porém, estes sintomas são muito comuns a muitas doenças intestinais, inclusive algumas de maior gravidade. É muito importante diferenciar a síndrome do intestino irritável de uma doença orgânica. 

O diagnóstico da síndrome levará em conta os sintomas e será feito por exclusão. Se o indivíduo tem menos de 50 anos, fez exames de atividade inflamatória, exames de sangue que não revelaram perda de ferro e anemia, exame de fezes para detectar se o sangue oculto é negativo, se não existir histórico familiar de outras doenças intestinais, pode-se tentar o tratamento com drogas para intestino irritável e observar. Se não houver melhora, o paciente deve ser encaminhado para colonoscopia.

No entanto, se ele tiver mais de 50 anos, se o exame de sangue oculto nas fezes for positivo e houver histórico familiar de outras doenças do intestino, a colonoscopia será prescrita imediatamente para excluir a possibilidade de uma doença orgânica grave. 

Conforme os requisitos digestivos da RBAC67, o candidato não poderá ter diagnóstico clínico de deficiências anátomo-funcionais significativas do trato gastrointestinal ou seus anexos, nem sequelas de enfermidades que possam causar incapacitação durante o voo. Conforme a ICA – 160 – 6, serão consideradas causas de incapacidade no exame as doenças crônicas do estômago e intestinos. No exame para o CMA, ficará a critério do médico examinador. Porém, poderão ser solicitados exames complementares ou até mesmo avaliação de médico especialista, para que sejam descartadas doenças orgânicas mais graves. Após isso, será analisado se o seu quadro em específico (se existem alterações em exames, quadro de anemia, e resposta ao tratamento), poderá ser causa de incapacitação durante o voo. Caso contrário, não terá problemas quanto ao CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.