CMA – Sinusite e rinite alérgica reprovam no CMA?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre duvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alpha, amigos do Canal Piloto,

Sou Francisco Elesbão, natural de SBBV, mas Residente em SBBR. Completo 27 anos em Julho e pretendo dar início aos estudos no ano que vem, pois no momento quero quitar algumas dívidas e juntar uma grana para as horas de vôo. Para isso, estou até vendendo algumas das minhas guitarras e equipamentos que não são tão necessários pra fazer um som com minha banda.

Como não quero voar por instrumentos só no mundo da música, estou cuidando da minha saúde fazendo exercícios, me mantendo longe de vícios (o que nunca
tive, mesmo vivendo no meio do Rock) e evitando exageiros alimentícios (adoro sushi ;) teve uma coisa que me chamou a atenção neste episódio: quando a Dra. Tatiana Falou de Sinusite. Morro de medo de ser reprovado no CMA, mas como sou portador de Sinusite e Rinite alérgica, pergunto: Isso é fator preponderante pra me reprovar no CMA logo de cara? Podem ser sinceros. Não pretendo abandonar meu sonho de me tornar um piloto, mas quero achar meu espaço na aviação.

Desde já, vos agradeço pela atenção e pela iniciativa maravilhosa de manter o canal piloto no ar.

Francisco Elesbão

Nossa resposta

Francisco,

Conforme os requisitos otorrinolaringológicos da RBAC67, o candidato ao CMA para piloto (1º e 2º classe) não pode apresentar anomalias nem enfermidades de ouvido ou de suas estruturas e cavidades conexas que, a critério do examinador ou da ANAC, provavelmente afetem a segurança de voo. O candidato deve possuir ambos os condutos nasais de modo a permitir a livre passagem do ar. Não pode existir nenhuma deformidade grave, nem afecção aguda ou crônica da cavidade bucal, nem das vias aéreas superiores. Não pode existir patologia aguda ou crônica grave das cavidades paranasais (seios da face).

Conforme a ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde da Aeronáutica), serão consideradas critério de incapacidade as rinites atróficas ou ozenosas (atrofia progressiva da mucosa nasal e de todos seus componentes como glândulas, vasos e nervos, e atrofia óssea da parede lateral do nariz, tendo evolução crônica, com formação de crostas parasitadas por Klebsiella, de odor fétido). Portanto, no caso das rinites e sinusites, desde que não apresente as alterações descritas neste requisito, não terá problemas à obtenção do CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.