CMA – Desvios de coluna, carne esponjosa, implante dentário: algo que impeça o CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Ola Boa tarde a todos!!!!

Gostaria de saber como identificar o grau da escoliose ou cifose com algum teste em casa para saber se isso vai afetar para obter o CMA gostaria de saber também, no caso de carne esponjosa em uma das vias nasais tambem tem algum problema?

Outra coisa vou fazer um implante dentario quanto tempo depois posso fazer o CMA e tenho uma prótese bem na frente devido a um acidente bom acho que é só tudo isso obrigado .

E parabéns pelo excelente canal!!!!!!!!

Nossa resposta

Em relação aos desvios de coluna, mesmo que uma das etapas de avaliação seja através da inspeção ao exame físico, será necessário um profissional de saúde especializado para realizar tal inspeção. O médico avaliará através do exame físico e de radiografia, e caso necessário, solicitará ressonância magnética. Nos casos de desvio de coluna, não poderá haver deficiência funcional que possa afetar a segurança de voo. 

No caso da “carne esponjosa”, que é o nome popularmente dado para tecidos moles que causam obstrução nas vias aéreas, geralmente em adultos é causada por alterações nos cornetos nasais, que podem ter aumentado de tamanho e causado obstrução. Em alguns casos, também, é causada por pólipos nasais, ou até hipertrofia de adenóide (mais comum em crianças). Conforme a RBAC67, o candidato deve possuir ambos os condutos nasais de modo a permitir a livre passagem do ar. Caso o médico avaliador, durante a inspeção para o CMA, perceba que seja algo limitante, poderá solicitar-lhe que procure um médico Otorrinolaringologista, para realizar procedimento cirúrgico, e posteriormente retorne para nova avaliação. 

Dentro dos requisitos odontológicos da RBAC67, será avaliada a presença de um número de dentes compatível com uma função mastigatória assintomática, tolerando-se próteses que satisfaçam essa condição e que não prejudiquem a fonação. No caso do implante dentário, se for bem realizado, após o término do tratamento já poderá realizar a avaliação para o CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.