Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá Tatiana, meu nome é Caio Mendes, e há pouco tempo venho aprofundando nas pesquisas sobre o CMA, pois tenho visão monoculare desejo saber se posso emitir o CMA em Cláusula de Flexibilidade para conseguir retirá-lo e prosseguir minha carreira como piloto. Sabe se isso é possível e se tenho alguma pequena chance? Se não, posso seguir carreira como comissário?
Espero resposta, obrigado!
Att
Caio
Nossa resposta
Caio,
Conforme os requisitos oftalmológicos exigidos pela RBAC67, o funcionamento dos olhos e de seus anexos deve ser normal. Não pode existir condição patológica, aguda ou crônica, em nenhum dos dois olhos ou anexos, que possa impedir sua função correta a um grau tal que, a critério do examinador ou da ANAC, afete a segurança de voo.
Em relação à visão monocular, segue conforme explicitado na RBAC 67 para CMA 1º classe e 2º classe:
(6) pode ter visão monocular nos exames de saúde periciais de revalidação ou nos exames da saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, desde que o olho bom atenda aos requisitos da seção em questão. Veja este link, e o item 67.99, Requisitos oftalmológicos.
Em qualquer outro caso, não pode deixar de possuir visão de profundidade normal, não podendo, portanto, ser monocular.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015