Congonhas é hoje o aeroporto mais importante e movimentado do país, e o terceiro da América do Sul. Suas características e localização merecem uma constante atenção por questões de integração urbana. Devido a sua infra estrutura em uma área muito populosa, manutenções têm de ser feitas constantemente, principalmente no que diz respeito à segurança aeroportuária.
Após a Infraero assumir Congonhas, foram realizadas várias reformas para adequar o aeroporto à sua demanda diária de voos e passageiros. As antigas salas de embarque foram substituídas por novas áreas – maiores, com mais conforto e climatizadas; o embarque dos passageiros agora é feito com mais segurança pelas pontes de embarque, o que antes ocorria sob sol forte ou chuva, ainda correndo-se o risco de passar próximo aos carros de abastecimento, ou aos tratores que rebocam as aeronaves.
Em 2008, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) retirou a determinação de “Internacional”, e o aeroporto passou a operar somente com voos domésticos, no intuito de reduzir os voos para que Congonhas não chegasse ao seu limite operacional, desviando os voos internacionais para Guarulhos e Viracopos. Atualmente, Congonhas recebe cerca de 580 movimentações por dia entre pousos e decolagens, interligando 29 localidades.
Estava marcada para 2013 sua ampliação de 6mil m² e revitalização, mas este projeto vai ficar para depois da Copa. Segundo estudos da Infraero, aeroportos como Congonhas em São Paulo, Santos Dumont no Rio de Janeiro e Pampulha em Belo Horizonte não são fundamentais para os jogos da Copa, como são os aeroportos internacionais. No caso de São Paulo, o aeroporto de Guarulhos será mais utilizado. A Infraero afirma ainda que, durante a Copa, o movimento nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont não vai se alterar a ponto de ultrapassar suas capacidades operacionais.
O que percebemos é que, mais uma vez, a segurança foi colocada para escanteio. Não podemos deixar para depois a revitalização e a melhoria da pista de Congonhas, que fica em uma área extremamente urbanizada. Recentemente tivemos ali um dos maiores acidentes da história do país, com o voo 3054 da Tam, e se procurarmos, veremos muitos relatos de pilotos alertando sobra as condições da pista. Muitos ainda temem pousar ou decolar da 17R de Congonhas.
Sítio Aeroportuário
Área: 1.647.000 m²
Pátio das Aeronaves
Área: 77.321 m²
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições:29
Pistas equipadas com ILS CAT I nas cabeceiras 17R e 35L.
Pista principal: 1.640 x 45 m
Pista Auxiliar: 1.345 x 45 m
Terminal de Passageiros
Área(m²): 64.579 m²
Capacidade/Ano: 15 milhões de passageiros
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