Cornfield Bomber: O incidente seguido de um fato inusitado

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No dia 02 de fevereiro de 1970, um F-106A (SN: 58-0787) comandado pelo Cap. Gary Foust estava a realizar um voo rotineiro de treinamento, com manobras de combate aéreo.

No entanto, em uma de suas manobras, a aeronave inesperadamente entrou em um parafuso chato, pegando Foust de surpresa. Com várias e exaustivas tentativas de recuperar a aeronave, seguidas do desespero, Foust percebeu ser impossível a recuperação.

Quando atingiu uma altitude em torno de 8.000 pés, Foust disparou seu assento ejetável para, após uma explosão de adrenalina, seguir em sua descida tranquila. Até aí tudo bem, se não fosse o inimaginável…

Com a ignição do assento ejetor e a redução de peso após a evasão do piloto, seguida da baixa velocidade, o centro gravitacional acabou se deslocando a ponto de fazer com que a aeronave se recuperasse sozinha, para uma descida suave até realizar um toque de barriga, derrapando no campo de uma fazenda próxima a Big Sandy, Montana.

Muito surpreso, Foust acompanhou toda a manobra enquanto descia com o seu pára-quedas, mas não foi só ele quem observou esse fato inusitado. O treinamento prosseguia com mais duas aeronaves além do F-106 de Foust, e ambos pilotos observaram surpresos – tanto que pôde ser ouvida a última transmissão do Maj. Jimmy Lowe, a bordo de outro F-106: “Gary – é melhor você voltar para ele!”

No momento do ocorrido, na base operacional em terra, o Cel. Wolford recebeu o telefonema de um xerife local, que encontrou a aeronave no milharal, fazendo a seguinte pergunta: “Senhor, encontrei um avião parado em um campo com o motor ligado, gostaria de saber como desligá-lo.”. Então, Wolford o aconselhou a apenas deixá-lo ficar sem combustível.

Após o ocorrido, este bombardeiro foi nomeado de “Cornfield Bomber” (Bombardeiro do Milharal). Logo após o incidente, o bombardeiro foi restaurado e colocado de volta ao serviço no 49º Esquadrão de Treinamento, onde voou até sua aposentadoria. Hoje, o “Cornfield Bomber” se encontra em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos.

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Andrews Claudino