Desde o advento da aviação, em meados de 1903, a viagem aérea surgiu como um meio crucial de transporte de pessoas e produtos. Os anos seguintes à invenção do primeiro avião trouxeram uma revolução à forma que as pessoas viajam. Logo surgiriam as linhas aéreas, empresas que prestam serviços de transportes de passageiros, mercadorias ou mala postal, de caráter regular ou não.
O mercado das companhias aéreas tornou-se uma grande indústria, que movimenta milhões ao redor do mundo, gerando empregos, provendo serviços de transporte e atraindo entusiastas em busca de uma carreira profissional. Mas você sabe como tudo isso começou?
Iniciamos hoje no Canal Piloto a série “História das Companhias Aéreas”, onde contaremos a vocês como surgiram e evoluíram as empresas que, através da aviação, conectam o mundo, proporcionam momentos de emoção a amigos e familiares que se despedem e se reencontram, e oferecem algumas das carreiras mais cobiçadas pelos futuros aeronautas.
A DELAG – acrônimo para Deutsche Luftschiffahrts-Aktiengesellschaft (“Companhia Alemã de Transportes Aéreos”, em tradução livre do alemão) – foi a primeira companhia aérea da história. Ela nasceu em 16 de novembro de 1909, como uma ramificação da Zeppelin Company, fabricante dos famosos dirigíveis.
Os primeiros serviços da DELAG foram prestados a bordo do dirigível LZ 7 Deutschland, em 1910. A aeronave operava rotas que ligavam Frankfurt às cidades de Baden-Baden e Düsseldorf. Um ano depois, a empresa integrou a seu quadro de funcionários o primeiro comissário de bordo da história, Heinrich Kubis, responsável pelo bem-estar dos passageiros. Kubis iniciou seus serviços a bordo do dirigível LZ 10 Schwaben.
Ainda que os primeiros voos fossem primordialmente passeios panorâmicos, as vantagens de se viajar pelo ar logo começaram a se tornar evidentes. Um voo entre as cidades de Berlin e Friedrichshafen levava entre quatro e nove horas, contra as dezoito até vinte e quatro horas de uma viagem de trem no mesmo trecho.
A maioria dos primeiros passageiros da DELAG era composta de membros da realeza alemã, oficiais militares, aristocratas, funcionários do governo e empresários, tudo pela iniciativa de promover os negócios da Zeppelin Company.
Mesmo severamente prejudicada pela Primeira Guerra Mundial, a DELAG ainda veio a operar os primeiros voos intercontinentais. Em 11 de outubro de 1928, o LZ 127 Graf Zeppelin partiu de Friedrichshafen, na Alemanha, com destino a New Jersey, nos EUA, onde pousou quatro dias depois. O famoso dirigível Hindenburg também serviu às rotas transatlânticas da DELAG, até o seu fatídico desastre em 1937, ano em que a companhia encerrou seus serviços transatlânticos.
Assim como muitas outras empresas, a DELAG infelizmente sucumbiu aos prejuízos da Primeira Guerra, sendo obrigada a cessar suas atividades em virtude do Acordo de Controle Militar Inter-Aliados, do Tratado De Versalhes. A Alemanha, pertencente à derrotada Tríplice Aliança, teve que ceder dois dos dirigíveis da DELAG aos Aliados. O LZ-120 Bodensee foi cedido à Itália, e o LZ-121 Nordstern foi cedido à França.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017