Devo fazer o PPA-teórico em escola homologada ou estudar sozinho?

posted in: Artigos | 1

PPA Teórico Sozinho

Hoje vou escrever sobre um tema importante para o leitor que nos acompanha aqui no Canal Piloto, e está pensando em iniciar os estudos do curso de Piloto Privado Teórico: a famosa dúvida de fazer o PPA-teórico em escola homologada, ou estudar sozinho.

Nos próximos parágrafos vou falar sobre os tipos de cursos teóricos disponíveis no mercado, e sobre as vantagens e desvantagens de fazer o curso teórico em escola de aviação.

Atualmente existem várias modalidades de curso teórico: intensivo, com duração de dois meses, extensivo (somente à noite), com duração de 4 meses e extensivo (com curso aos finais de semana), com duração de 6 meses, e também os cursos à distância (EAD).

Ao meu ver, o curso teórico deve ter uma duração de, no máximo, 4 meses. Caso contrário, o aluno começa a esquecer o conteúdo aprendido nas primeiras aulas. Penso também que não é interessante estudar toda uma matéria, para somente depois começar outra. São cinco matérias exigidas pela ANAC. Se você estudar assim, acredito que, ao final da aula da última matéria, provavelmente não se recordará do conteúdo da primeira.

A vantagem de fazer o curso teórico em escola é o fato de um melhor entendimento do matéria de PP, já que os professores, em sua maioria, possuem um grande conhecimento do assunto lecionado, podendo o aluno esclarecer as suas dúvidas. Além do mais, cria-se assim uma boa base de conteúdo para o PC. Em sala de aula, durante as aulas desse curso, nós professores podemos perceber facilmente quem estudou sozinho, pois essas pessoas geralmente possuem dúvidas em conteúdos simples, ou até mesmo não conhecem determinados assuntos importantes.

Conheço muitas pessoas que estudaram sozinhas e fizeram a prova quatro ou cinco vezes. No meu ponto de vista, ser reprovado várias vezes pode acabar desanimando o aluno e fazendo o mesmo pensar que a aviação não é para ele. Tenho em mente que, com as opções disponíveis no mercado ou mesmo com o auxílio de um professor particular, é possível estudar e conseguir ser aprovado na banca da ANAC de PPA. Lembremos que não é necessário ser aprovado em escola teórica no curso de PPA para fazer a banca da ANAC. A aprovação na banca da ANAC é apenas um pequeno passo nessa caminhada, pois será necessário muito mais estudo e dedicação para a aprovação na prova do PCA-teórico.

Entre fazer o PP-teórico em escola de aviação ou estudar sozinho, acredito que, por dar uma maior base teórica para o aluno e também uma aprovação mais rápida, o ideal é fazer o curso teórico em um escola homologada. Além de estudar com mais pessoas, você acaba tendo contato com outros questionamentos. E para aquele que não pode fazer o curso teórico, sugiro procurar um alternativa que pode ser o curso na modalidade EAD, ou então estudar sozinho com a ajuda de um professor particular, a fim de sanar as suas dúvidas.

Saiba mais:

· 5 motivos para fazer o curso teórico de PPA

· 5 motivos para não fazer o curso teórico de PPA

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Márcio Lira

    Na minha opinião (fiz curso teórico em aeroclube e também na faculdade de Aviação Civil), estudar em escola homologada é ir além. Sozinho, como disse o Satoshi, vc fica mais restrito à matéria, e em um curso, vc tem as aulas das 5 matérias obrigatórias, mas tb fica por dentro de algumas coisas a mais na aviação (mesmo que somente curiosidades). Além do que, mais uma vez, na minha opinião, o aluno teórico, iniciante total na aviação, necessita de uma total imersão nos assuntos do dia a dia da profissão (ou do hobby) de voar, visto que ele “nada sabe” do assunto. É praticamente um leigo em quase tudo.
    No mais, outra coisa interessante pra aprender na escola é que a banca de PP da ANAC NÃO É um bicho de 7 cabeças como muito se fala.
    Abraço e bons voos!