Dúvida – É possível conciliar o PP e o PC com outro emprego?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Amigo,

assisti seu vídeo sobre a formação de PP e gostei muito.

Há bastante tempo venho adiando meu sonho de pilotar. Tentei Flight Simulator da Microsoft, tentei ser velejador e nada me realizou. Atualmente sou servidor público e ganho bem. Minha dúvida é o seguinte: existem pessoas que fazem PP e PC mesmo tento outro emprego que seja bem remunerado? Eles conciliam as duas tarefas?

Obrigado

Atenciosamente

Leonardo.

Nossa resposta

Leonardo,

Para responder à sua pergunta, pedi ajuda ao INVA da EJ Arthur Ranzini, que fez o PP e depois de muito anos fez o PC. Hoje, ele trabalha como executivo de uma grande empresa, e nos finais de semana é instrutor de voo. Segue abaixo a resposta dele:

“A aviação representa, para muitas pessoas, um sonho de infância, certo? Imagino que, assim como eu, este deva ser o seu caso também. Outro dia, fiz uma apresentação onde adicionei um slide ao final com a seguinte frase: “nunca desista de seus sonhos” – e adicionei a foto daquele sonho de padaria, recheado com bastante doce de leite. A partir deste dia, prometi a mim mesmo que não iria mais adiar compromissos inadiáveis. Portanto, se você tem condições, pare logo de adiar esta vontade de voar, e vá logo estudar e tirar o seu PP.

Quanto a conciliar as tarefas com o emprego atual e com outras atividades, não creio que existam grandes problemas, desde que você seja uma pessoa organizada e disciplinada – aliás, pré-requisitos para um bom piloto. Não dá para afirmar, no entanto, que a aviação não irá interferir na sua vida profissional ou pessoal. Durante o treinamento, por exemplo, você vai ter que deixar de fazer diversas outras coisas, para dedicar horas e horas para estudar. E quando for voar, por vezes, poderá ter que mudar a rotina do seu dia-a-dia, como por exemplo, ter que acordar muito antes do sol nascer. Mas se você explicar tudo direitinho e for bem comportado, sua namorada/esposa e seu chefe vão entender. Para tudo dá-se um jeito quando você tem determinação e dedicação.

Adicionalmente, conheço várias pessoas, empresários, fazendeiros, caminhoneiros e até cabeleireiros, que por hobby ou necessidade, além de exercer sua profissão, conciliam suas atividades com os momentos dentro do avião. E não trocam isto por nada. Até o Bruce Dickinson consegue conciliar suas obrigações de vocalista do Iron Maiden com o seu hobby/profissão de piloto.

No entanto, a história muda quando falamos em exercer de fato a profissão de piloto. Neste caso, acho que fica bastante complicado conciliar tarefas, pois a profissão de piloto demanda flexibilidade de horários, e cumprimento de escala que dificulta a manutenção de outro emprego paralelo. Uma solução para não largar o trabalho atual é exercer a profissão de piloto aos finais de semana, através de vôos free-lance ou instrução de voo. Conheço várias pessoas que fazem isto. É cansativo, mas dá para conciliar se tiver mesmo vontade.

Hoje existem diversos cursos intensivos, cursos noturnos ou aos finais de semana que propiciam aos interessados a possibilidade de tirar uma licença de PP ou PC de forma rápida. Se este for seu interesse, sugiro que busque informações em aeroclubes e escolas de aviação.

Fico à disposição, espero ter ajudado.

Abraços,

Arthur de Senne Ranzini”

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes