Dúvida – Como posso me preparar para a prova de PC/IFR, antes de iniciar o PC-téorico?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alpha!

Vou fazer o curso teórico de PC/IFR e gostaria de me preparar para a tão temida “PROVA DA ANAC”. Na prova de PC/IFR cai matérias que estudamos para o PP? Ou seja, tenho que focar meus estudos também em motores a pistão, regras de voo visual, teoria de baixa velocidade e navegação por contato e estimado? Até que ponto posso me deparar com esses tipos de matérias? E por ultimo, a prova de NAV são as 20 questões baseadas no famoso trecho IFR?

Desde já agradeço!

Fábio.

Nossa resposta

Fábio,

Como tenho comentado em meus posts, sou professor de Navegação IFR, leciono essa matéria há quase três anos. Para ter um bom aproveitamento na prova da ANAC, recomendo que você não deixe de estudar o conteúdo do PPA, das matérias de Regulamentos, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos e Teoria de Voo.

Sobre meteorologia, os tópicos são os mesmos do PPA. Na parte de Regulamentos, há o acréscimo da parte do IFR, mas a parte VFR continua sendo exigida. Em Conhecimentos Técnicos, haverá questões sobre motor a pistão e motor a reação – em algumas provas, 70% das questões tem como base motores a pistão. A mesma situação acontece em Teoria de Voo, onde com certeza haverá questões de teoria de baixa e alta velocidade. Em algumas provas, há mais questões de teoria de baixa do que de teoria de alta velocidade.

Sobre Navegação, a parte da matéria do PPA que é importante são os conceitos do Pé-de-galinha e do computador de voo: achar a VA, e cálculos do vento (achar a PV e VS, ou achar a DV e VV). Na prova do PCA, não cai nada sobre conversão de unidades (libras em peso ou galões em libras), nem cálculos de DLA/DLO/LAM/LOM ou fuso horário.

Em torno de 10 questões da prova de Navegação são sobre a navegação em si, e 10 questões sobre cartas. Eventualmente, podem aparecer uma ou duas questões sobre conceitos teóricos de instrumentos (NDB ou VOR), que você irá aprender durante as aulas teóricas.

Na prova da ANAC, não se esqueça de que chutar uma questão pode ser perigoso, já que acertar 14 questões é aprovação, enquanto que 13 questões corretas significa reprovação.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes