Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:
Duvida
Osca Lima Alfa comando… Me chamo Jr. Torquato, moro em Tarauacá-Ac, tenho 18 anos e sou estudante. Sales gostaria de saber se o fato de ser fumante pode me prejudicar ou até me reprovar no CMA? Procurei no google, mas não achei nenhuma resposta clara ou exata !
Agradeço pela atenção… sou seu fã !
Alfa Tango Echo !
Jr. Torquato
Nossa resposta
A pergunta do nosso amigo é apenas uma das dezenas que recebo semanalmente questionando sobre as possibilidades de reprovação no CMA levando em conta o problema de saúde da pessoa, recebo o mais variado leque de problemas nesses e-mails, desde pressão alta até um que me perguntou se ter deixado entrar água em seu ouvido durante um mergulho na piscina irá reprovar no teste de audição. Para instruir a maioria dessas pessoas a responderem suas próprias duvidas, incluindo essa sobre o tabagismo, vou citar algumas regras lógicas do CMA:
Conheça que exames serão feitos do CMA
Nos links acima você saberá todos os detalhes dos exames executados durante os dias de testes, e baseado nisso saberá se o seu problema poderá ou não ser relevante. Se você tem cáries por exemplo, saberá que isso poderá ser um problema na odontologia, agora se não tem a ponta de um dos dedos da mão (já recebi essa duvida), não terá problemas pois não há nenhum exame que possa lhe barrar nisso.
Conheça a lista de problemas de saúde que poderão lhe reprovar
Na lista acima você encontrará as centenas de itens que poderão lhe barrar, mas não se assuste, grande parte deles só serão um problema se não forem tratados ou controlados, se você tem diabetes por exemplo, mas faz o tratamento controlando-a há anos, não será problema. Isso também vale para problemas já curados, como uma possível asma que você possa ter tido quando criança. (sim, também já recebi ambas as duvidas)
Entenda a lógica do médico que irá lhe avaliar
É importante entender que a sua aprovação ou reprovação será decidida baseada na pergunta “Esse problema de saúde pode interferir na operação do voo?” – Se após um acidente você perdeu a cartilagem da orelha (algo que será visível mesmo sem você citar ao médico), isso irá interferir na operação da aeronave? Não, então não será problema. Agora se você sofreu um acidente e perdeu parte do movimento de um dos braços, isso sim irá interferir na operação e acarretará na reprovação.
Não ser aprovado não significa ser reprovado
Ficar de pendência como citei no video acima também será uma possibilidade, isso acontece quando você não é aprovado por algum motivo que pode ser resolvido em curto espaço de tempo, como o caso das cáries, que podem ser removidas rapidamente. Nesses casos você terá 30 dias para solucionar e voltar em busca da conclusão do seu CMA, caso contrário terá de pagar as taxas novamente.
Ainda tem duvidas? Pergunte para um médico
Apesar da minha caixa de e-mail ter mais mensagens de problemas de saúde do que o e-mail do Hospital das Clínicas, eu não sou médico, e portanto nem sempre posso ajudar, mas sei quem pode, no video acima deixo citado o contato de um médico que trabalha na área da aviação e responde duvidas sobre o CMA.
Para finalizar
Sobre o caso do nosso amigo fumante, os únicos exames nos quais esse problema poderá lhe prejudicar serão o teste ergométrico (corrida na esteira), só obrigatório para maiores de 40 anos; também há o exame do eletrocardiograma e o raio-x da caixa torácica, mas nestes só haverão problemas se você fumar constantemente e há tempos, o que não deve ser seu caso já que tem 18 anos como citado.
O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022