Dúvida – Como são contabilizadas as horas de voo de instrução?

posted in: Duvidas | 2

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa senhores aviadores,

Sempre ouvi falar que uma alternativa bastante utilizada pelos pilotos comerciais recém formados para acumular horas é fazer o curso de INVA e dar instrução. Minha dúvida é quanto a contabilização das horas de instrução. As horas são 100% contabilizadas para o INVA? E quanto aos períodos do voo em que o aluno esteve em “comando” (não sei se aluno pode estar em comando!), ou seja, nos períodos do voo em que o aluno estava pilotando? Em fim, como funciona a contabilização das horas nos voos de instrução tanto para o aluno quanto para o INVA?

Att

Anderson Cunha

Nossa resposta

Anderson,

Como INVAs, podemos acumular as horas do aluno como piloto em comando, desde que estejamos com ele dentro da aeronave, fazendo voo em DC (duplo comando) ou como piloto em comando. Se o aluno porventura estiver fazendo voo solo, essas horas não poderão ser contabilizadas pelo instrutor. Porém esse tipo de voo, em uma formação do início do treinamento (PP) até o término (INVA), soma entre 19 e 25 horas no máximo, muito pouco em um total de 170 horas de voo.

Lembre-se: aeronave de instrução é a única na qual pode haver dois pilotos em comando contabilizando horas de voo.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Anderson Cunha

    Valeu Satoshi, esclareceu minha dúvida.

    • Rodrigo Satoshi

      Estou a disposição, abs