Dúvida – A Anac convalida horas de voo em C-162?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Boa tarde, meu nome é Diego e eu estou fazendo o curso de pp aqui nos Estados Unidos.

A escola tem disponível o Cessna 162 para fazer as horas de voo, assim como outros Cessnas.

O que gostaria de saber é se vocês saberiam me informar se a ANAC reconhece as horas desse avião, porque nao quero fazer horas em um avião que futuramente quando chegue ao Brasil nao possa convalidar as horas.

Não sei se vocês podem me ajudar com isso mas estou recorrendo a quem posso para descobrir. Ja mandei um email para a ANAC e tambem estou no aguardo, muito obrigado,

abs!

Diego

Nossa resposta

Diego,

A ANAC reconhece sim as horas de voo nesse avião. Quando você checar o PP nos EUA, para convalidar para a licença brasileira você deverá dar entrada no processo de convalidação, trazendo a sua licença americana, e procurando um aeroclube ou escola de aviação para fazer as horas de voo.

Para a convalidação do PP-MNTE ou MLTE, serão necessárias uma prova teórica de regulamentos (VFR) e 1,5 horas de voo, com exatos 3 pousos diurnos e 3 pousos noturnos. Sendo aprovado, o aluno segue para o voo de cheque de 1,5 horas.

Para convalidação do PC – monomotor ou multimotor – IFR, serão necessárias 2,5 horas de voo, sendo 2 horas sob capota, com exatos 3 pousos diurnos e 3 pousos noturnos, e mais 6 horas de simulador AATD. Sendo aprovado, o aluno segue para o voo de cheque de 2,5 horas.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes