Dúvida – Faculdade de Engenharia Mecânica complementa a formação de piloto?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Índia,

Eu sou a Thays e já tenho curso superior em Farmácia. E agora com mais tempo disponível eu estou fazendo meu curso de PP. Tenho muita vontade de pilotar e penso em fazer outra faculdade. Tenho vontade principalmente de investigar desastres aéreos. Como vi em seus podcasts (muito bons por sinal), o curso de aviação civil ou ciências da aeronáutica é o mais importante/útil para um piloto. Porém não conheço universidades públicas com tal curso.

Então eu começarei a fazer o curso de engenharia da aeronáutica ou de engenharia mecânica na ufmg. Então peço uma dica.

Qual melhor curso para se realizar? Eng. Aeronáutica ou Mecânica? Qual seria mais útil para minha formação de piloto? E qual teria um mercado de trabalho melhor?

Obrigada, atenciosamente,

Thays Perdigão

Nossa resposta

Thays,

Realmente não existem faculdades públicas para os cursos relacionados à profissão de piloto de avião, como os curso de Ciências Aeronáuticas/Aviação Civil/Pilotagem Profissional de Aeronaves/Transporte Aéreo. Porém, para trabalhar na área de investigação de acidentes aéreos, é necessário ter a graduação na faculdade de Ciências Aeronáuticas/Aviação Civil, ou ter a carteira de piloto comercial e fazer o curso do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos.

Conforme consta no documento abaixo:

3.1 CURSO DE SEGURANÇA DE VÔO

3.1.1 DESCRIÇÃO E OBJETIVO

O Curso de Segurança de Voo (CSV) é uma atividade programada anualmente, com duração e período previstos em plano específico, e tem por objetivo propiciar aos futuros OSV e ASV a aquisição dos conhecimentos básicos de prevenção e de investigação de acidentes aeronáuticos. Aos futuros EC-PREV o curso tem por objetivo propiciar os conhecimentos básicos de prevenção de acidentes aeronáuticos. Em ambos os casos também promove um nível de motivação adequado a fim de permitir um eficaz desempenho das tarefas inerentes àquelas funções nas respectivas organizações, como elos do SIPAER.

3.1.2 REALIZAÇÃO

3.1.2.1 O CSV, de acordo com a necessidade da atividade, pode ser realizado em dois módulos, sendo o primeiro de Prevenção e o segundo de Investigação. A matrícula pode ser solicitada para apenas um dos módulos, de acordo com o interesse da entidade, sendo a realização do Módulo Prevenção pré-requisito para a realização do Módulo Investigação.

3.1.2.2 No caso do cursando realizar os dois módulos separadamente, o intervalo entre cada um não pode exceder a três anos, sob pena de ser necessária a realização do Módulo Prevenção novamente.

3.1.3 CONDIÇÕES PARA A MATRÍCULA

3.1.3.1 Se Civil

– Ser funcionário de organização reconhecida como elo do SIPAER ou de relevante interesse na atividade de Segurança de Vôo;

– Possuir Certificado de Habilitação Técnica, no mínimo, de Piloto Comercial, ou ocupar função técnica em nível de gerência;

– Ser indicado pela entidade a que pertencer; e

– A sua participação ser do interesse do SIPAER.

Sendo assim, não acredito que uma faculdade de Engenharia Mecânica ou Engenharia Aeronáutica a levará para esse caminho, sabendo que Engenharia Aeronáutica cuida da concepção de novas aeronaves e instrumentos de bordo (aviônicos), desenvolvimento de novas tecnologias e projetos.

Tenho uma maneira muito particular de pensar: temos que fazer a faculdade na área com a qual nos identificamos. Felicidade, para mim, é fazer aquilo que mais gostamos. Sendo assim, se o seu objetivo é ser piloto, sugiro que continue fazendo o PP e invista depois no PC.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
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