Dúvida – É melhor voar o PP em aeródromo controlado?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Caro amigo aviador. Meu nome é Ricardo e sou de Contagem Minas Merais.Estou no curso de pph, Gostaria de saber se, seria melhor fazer aulas práticas de voo em aeródromo controlado ou não? Estou com duvida pois aki tem três aeroclubes, um localizado no aeroporto publico controlado desprovido de torre, e outros dois em helipontos privados .Qual na sua opinião seria melhor para um piloto privado.?

Nossa resposta

Ricardo,

Sou INVA da EJ-base de Jundiaí, e por trabalhar em um aeródromo controlado percebo que, quando o aluno fez o treinamento de PPA em locais sem controle de tráfego aéreo, esse aluno apresenta um grande receio de fazer a comunicação com o solo e com a torre. No início do treinamento de PCA, ou mesmo no de PPA, muito reclamam que nunca fizeram sequer a fraseologia, quando estão em coordenação na frequência livre. Olhando por esse lado, é muito bom fazer o treinamento de PPA em um aeródromo controlado.

Por outro lado, a maioria dos aeródromos controlados fica muito longe das áreas de treinamento para aviões. A área de treinamento utilizada pela EJ – Jundiaí fica a 20 minutos do aeródromo, enquanto que em Itápolis o aeródromo não é controlado, e área de treinamento fica a 5 minutos dali. Já para helicópteros, varia muito a localização da área de treinamento. A Vertical Helicópteros, por exemplo, possui a sua área de treinamento ao lado do aeródromo de Jundiaí.

Sendo assim, tenho a seguinte opinião: se a área de treinamento das manobras for próxima do aeródromo controlado, acredito que será uma excelente opção. Por outro lado, se a área de treinamento for longe do aeródromo controlado em que você escolhe fazer o treinamento, será uma melhor opção fazer o treinamento do PPH em um aeródromo não controlado. Afinal, nos cursos para Piloto Privado, o foco está na aprendizagem das manobras, e em conhecer o equipamento em que irá voar. No PCH, faça as horas de voo em um aeródromo controlado. Isso vai fazer toda diferença no seu curso de PCH.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)