Dúvida – É possível conciliar a carreira de INVA com outro trabalho profissional?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá! Meu nome é Jônatas Gabriel, tenho 19 anos, sou piloto privado e estou no 5º período de Ciências Aeronáuticas da PUC-GO.

Graças a Deus, recentemente fui aprovado em alguns concursos federais – o último deles pagando consideravelmente mais do que pagam as companhias aéreas. Assim, gostaria de saber se é possível conciliar esse cargo público com o cargo de Instrutor de Voo, isto é, se é possível ser INVA em tempo parcial (por exemplo, só aos fins de semana e em voos noturnos).

Mais especificamente, gostaria de saber se existe tal possibilidade na EJ (fiz o PP nela e é onde pretendo fazer o PC/IFR/MLTE/INVA).

Desde já, muitíssimo obrigado.

Nossa resposta

Jônatas,

Conheço alguns INVAs que trabalham como comissários, executivos e controladores de tráfego aéreo, e nas folgas, trabalham como INVA. O único problema é que eles acumulam uma quantidade menor de horas de voo por mês, se comparados com os INVAs que estão à disposição integralmente para a escola/aeroclube. Atualmente, devido à grande quantidade de INVAs na escala de voo – e também pela demanda de INVAs querendo entrar no quadro de funcionários – alguns aeroclubes/escolas de aviação estão colocando como pré-requisito estar à disposição integral da escola.

Essa exigência varia de acordo com a quantidade de INVAs disponíveis no mercado de trabalho. Se o mercado tiver poucos INVAs à disposição, tenho certeza de que as escolas vão contratar INVAs que trabalham em outra profissão, e só possuem disponibilidade para a escala de voo aos finais de semana e feriados.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes