Dúvida – Mandarim fluente é um diferencial para companhias chinesas?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Ouvi o podcast em que vocês entrevistam o Rafael Santos, piloto da Korean Air, muito bom conteúdo! mas a parte do idioma eu fiquei com uma dúvida:

saber falar fluentemente Chinês (mandarim, cantonês, etc.) ajuda para uma contratação em uma linha aérea chinesa?
ou o que eles querem é somente Inglês ICAO e várias horas de voo em um determinado tipo de aeronave?
conhece algum artigo em que aborda o quão importante é saber o idioma local de uma linha aérea estrangeira na contratação? (sem contar com o inglês é claro).

vi algumas informações sobre requisitos no china aviation recruitment

Mas a questão é:  Em uma disputa piloto de um piloto A que fale Chinês fluentemente vs piloto B que não fale Chinês, partindo do princípio em que os dois tem a mesma quantidade de horas, a única diferença seria o idioma mesmo, será que o A levaria vantagem sobre o B?

desculpe se ficou longo demais…. obg e parabéns pelo Site e podcast!

Artur silva

Nossa resposta

Artur,

Essas empresas possuem tripulantes do mundo inteiro, e as exigências são de ter experiência recente em seus equipamentos – geralmente A320/A330/B737/B787, conforme solicitação da vaga – haver voado nos últimos doze meses no equipamento escolhido para vaga, e possuir a certificação ICAO.

A respeito do idioma, acredito que o ideal é ter um nível avançado de inglês, pois como já disse, grande parte dos pilotos é de estrangeiros. Penso que a fluência em Mandarim ou na língua local seria um diferencial na adaptação ao novo país, pois mundo pilotos estrangeiros não conseguem se adaptar ao novo cotidiano, devido à nova língua e a uma cultura totalmente diferente da ocidental.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes