Dúvida – Escola de Aviação ou Aeroclube?

posted in: Duvidas | 2

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Vejo que você sempre fala de aeroclube, as escolas de aviação civil não são uma boa opção? Penso em fazer meus cursos em escola existe algo que desabone as escolas no mercado?

Alex Nunes

Nossa resposta

Alex,

O termo “escola de aviação” não é muito utilizado, pois até alguns anos atrás, para formação de pilotos, somente havia aeroclubes. Essas instituições, inclusive, têm subsídios do governo (financeiros e doação de aeronaves), e muitas vezes, são instituições sem fins lucrativos, mais parecidas com um clube do que com uma escola.

Já as escolas de aviação surgiram no final dos anos 90, como uma alternativa na formação dos pilotos. São instituições muito mais profissionais na formação de novos pilotos, e sem nenhum auxílio financeiro do governo federal.

Hoje em dia no Brasil, devido à mentalidade diferente dos aeroclubes, poucos destes ainda dão uma instrução de qualidade. É o caso dos Aeroclubes de Jundiaí, Bragança Paulista, São João da Boa Vista, Itápolis, Campinas, Piracicaba e Pará de Minas.

As escolas de aviação não possuem nada que as desabone em relação aos aeroclubes. Hoje em dia, temos escolas de aviação de grande qualidade e renome, como a EJ, Born to Fly, QNE, Sierra Bravo e outras.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo caso, não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • PilotoPT-NTY

    Senti falta do Aeroclube de São Paulo na lista das instruções de qualidade que você citou. Poderia dizer os motivos que o levaram a exclui-lo desta lista? Trata-se de questões técnicas ou meramente comerciais / pessoais?

    • Rodrigo Satoshi

      PT-NTY, não mencionei nada sobre o ACSP, pois não tenho absolutamente nenhuma referência sobre a instrução prática nessa instituição, por isso preferi não emitir nenhuma opinião.

      A única referência que possuo é sobre a parte teórica, que tenho professores renomados, e autores de livros.
      Abs