Dúvida – Habilitação e CMA de Piloto Privado podem cancelar a habilitação e CMA de Comissário?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Ola Canal Piloto,

vim a voces buscar ajuda, pois o atendimento da propria Anac nao sabe me responder.

Primeiramente lhe situarei ao meu respeito.

Sou Gabriel, tenho 20 anos, e planos para ser um futuro piloto.

Venho de familia de situacao financeira nao tao favoravel quanto eu gostaria, tornando assim a formacao de piloto um pouco dificil. Por esse motivo resolvi fazer antes o curso de comissario de voo, pois pretendo arrumar um emprego na area, para poder juntar a grana e assim conseguir pagar meu PP-A/PC-A.

Conclui o curso teorico de CMS, tirei meu CMA 2a classe (cms), e passei na banca da Anac. Porem as contrataçoes estão cessadas temporariamente, a aviacao civil nacional nao se encontra na melhor situacao como voces bem sabem. Entao para adiantar o processo, estou estudando, por conta propria para a banca da Anac (PP-A).

E com tudo isso me vem a duvida, caso eu passe na banca de PP-A eu perderei, legalmente o status de aprovado na banca de CMS?

E mais outra, tanto CMS quanto PP-A necessitam de CMAs de 2a classe, porem, com especialidades diferentes, sei que nao se pode usar um deles para qualquer motivo fora do que ele foi estabelecido.

Entao, se eu tirar meu CMA de PP-A eu perco meu CMA de CMS?

O motivo da minha preocupaçao é que mesmo completando o PP-A pratico/teorico eu ainda quero exercer a profissao de comissario para pagar o PC-A, que é bem mais caro. Entao tenho medo de perder minhas licenças e nao poder ser contratado.

Nossa resposta

Gabriel,

A licença e a CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) de CMS são diferentes da licença e do CCT de PPA. Sendo assim, a aprovação na banca de PPA não vai alterar nada em relação à sua aprovação na banca de CMS.

Com relação ao CMA, acontece a mesma coisa. Apesar de ambos serem de 2°classe, para voar o PPA é necessário o CMA para piloto privado, o CMA de comissário não é válido. É como acontece com o CCT de CMS e de PPA: tirando um CMA você não perde o outro, porém ao adquirir o CMA de Piloto Comercial (primeira classe), você perde o CMA de 2° classe de CMS, pois o CMA de primeira classe tem revalidação anual, enquanto que o de segunda classe é renovado em até 5 anos.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Tamires Garcia

    Essa questão sanou minha dúvida. Estou na mesma que o Gabriel, fiz o curso de CMS e agora estou fazendo PPA. Pensei que eu fosse poder usar o mesmo CMA por ser 2ª classe, mas então preciso tirar outro mesmo.