Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Minha dúvida é sobre as horas de PC, muito se fala sobre quantidade de horas e tal. Aqui no aeroclube existe uma exigência maior para no PP, onde normalmente os alunos solam com 30 a 35 horas, e checam com aprox. 55 a 60. É o meu caso, devo terminar o PP com umas 60hs mais ou menos. No entanto pretendo voar o PC também aqui, mas tem um contratempo: o aeroclube não é homologado PC. Porém se torna muito mais cômodo para mim voar aqui, pois não posso abandonar integralmente meu trabalho. Ai vem a questão das tais 50hs a mais que devem ser feitas quando voado em aeroclube não homologado. Consultei algumas pessoas, e todos tem dúvidas sobre esse caso. Alguns dizem que eu tenho que voar as 110 do PC mais estas 50. Já outros dizem que a regra é o mínimo de horas totais ao final do PC teria que ser de 200hs (ao invés das 150hs normais), e assim eu terminando o PP com 60hs, teria mais 140hs para poder checar. Ai vem mais um outro detalhe, quero fazer pelo menos o IFR (se tiver condições quero fazer MLTE também), o qual requer as 40 horas de instrumento (este sim tenho que fazer fora, em aeroclube homologado, pois aqui não tem aeronave IFR).
Buenas, sintetizando a história, minha pergunta é a seguinte:
Terminando o PP com 60 horas, e voando o PC aqui na minha cidade, eu precisaria fazer no PC as 110 + 50 ou apenas chegar a um total (somadas PP + PC) de 200 hr ? Não parece muita coisa, mas no meu caso essas 20 horas de Boero a menos representam quase R$ 6.000,00 de economia, o que já pagaria boa parte do IFR.
Esta dúvida é recorrente aqui, justamente porque muita gente não sabe se vai voar o PC aqui ou não devido a estas 50hs excedentes.
Abraço.
André Luiz Wermuth
Nossa resposta
André,
Segundo a RBAC 61 – item 61.101 (Requisitos de experiência para a concessão de licença de piloto comercial), são necessários:
(i) um total de 200 (duzentas) horas de voo, ou 150 (cento e cinquenta) horas de voo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC. As horas totais devem incluir, pelo menos:
(A) 100 (cem) horas de voo como piloto em comando, ou 70 (setenta) horas de voo como piloto em comando, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC;
(B) 20 (vinte) horas de voo de navegação como piloto em comando, que incluam um percurso de, no mínimo, 300 (trezentas) milhas náuticas, equivalentes a 540 (quinhentos e quarenta) quilômetros, durante o qual deve ter realizado aterrissagens completas em pelo menos 2 (dois) aeródromos diferentes;
Sendo assim, se você quiser continuar voando na sua escola, ao invés de fazer 70 horas de voo em um Aeroclube homologado PC, você poderá fazer mais 30 horas de voo visual, totalizando as 100 horas mencionadas na RBAC 61. Lembrando que todas essas horas devem ser lançadas na sua CIV como Piloto em Comando.
Já sobre as horas IFR, se você for voar em um aeroclube homologado e fazer o simulador AATD em escola homologada, deverá fazer 20 horas, sendo no mínimo 10 horas IFR nas aeronaves, conforme consta no RBAC 61 item 61.223 (A-6ii):
(ii) 40 (quarenta) horas de voo por instrumentos, das quais um máximo de 20 (vinte) horas podem ser realizadas em dispositivo de treinamento para simulação de voo qualificado e aprovado pela ANAC e sob a supervisão de um instrutor de voo devidamente qualificado e habilitado;
Sugiro que você também leia este post que fiz sobre este assunto.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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