Dúvida – É possível ingressar na FAB e depois voar em alguma companhia aérea?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá Boa noite,

Meu nome é William, venho atualmente dando inicio a minha carreira na aviação enfim, como todos estou começando do zero, buscando informações, lendo muito, procurando saber sobre tudo enfim.

A minha dúvida é quanto a Força Aérea Brasileira, tenho um amigo PC da Fedex, ele se formou na Força Aérea dos Estados Unidos e em 3 anos ele saiu de lá com sua formação PC e entrando direto na Fedex, agora vem a minha pergunta, quais são os incentivos da nossa conhecida FAB quanto a isso ? Será que é da mesma forma, com certeza eu falando assim parece algo facil, mas foi a dica que ele me deu, procurar e estudar muito pra entrar FAB que o pulo que eu iria dar na carreira seria algo gigantesco.

O que vocês do Canal Piloto tem de conhecimento a respeito do mesmo ? Gostaria de saber mais sobre, e talvez esteja ai uma sugestão pra futuros posts.

Grato,

William Monteiro

Campinas – SP

Nossa resposta

William,

Conversei com alguns militares da aeronáutica, e a informação que eles me passaram foi a seguinte: O cadete que se tornar oficial piloto pela AFA deverá permanecer na FAB por um prazo de, no mínimo, 5 anos. Caso esse oficial decida sair da AFA (dar baixa), antes desse período terá que pagar uma multa num valor alto, que a pessoa não soube me informar o valor. Acredito ser o valor referente ao treinamento recebido.

Em contrapartida, após 10 anos de FAB, a pessoa está livre de qualquer multa, mas o militar acaba não saindo da AFA pois já está com uma alta patente, e um alto salário. Na FAB, os pilotos não voam tanto quanto os pilotos civis, porém altas patentes recebem salário similares aos de comandantes de companhias aéreas.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Márcio Lira

    Afirmo, Comando! O baixo salário de 6 mil líquidos.