Dúvida – Intercâmbio: fazer ou não?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Boa Noite!

Eu tenho 17 anos e vou começar o PP em Janeiro, eu já tenho o dinheiro para o PP/PC-IFR.

Porém apareceu uma chance de intercâmbio, seriam 6 meses no Canadá ou nos EUA, meio período trabalhando e meio período fazendo curso de Inglês, mas teria que gastar o dinheiro do PC, atrasando então a formação de Piloto Comercial.

A minha duvida é: Eu vou ter mais chances de arrumar um primeiro emprego na aviação comercial, desde Taxi Aéreo até Piloto de Linha Aérea, fazendo este intercâmbio? Ou não mudaria em nada minhas chances de um primeiro emprego?

Obrigado.

Angello Danna

Nossa resposta

Angello,

Os requisitos indispensáveis para o ingresso no mercado de trabalho da aviação, hoje, são as horas de voo e o ICAO. E não basta somente ter o inglês da aviação, é fundamental ter proficiência na língua inglesa.

Com o mercado brasileiro na atual situação, vejo como uma boa alternativa você começar a voar e checar o PP. Após fazer o PC-teórico, com a aprovação na banca da ANAC de PC, e com as horas visuais do PC já concluídas, creio que seria o momento ideal para ir fazer o intercâmbio e passar seis meses no Canadá.

Só para que você saiba, o grande diferencial em um entrevista nas grandes companhias (Emirates, Qatar e empresas na China e Indía) é o inglês, e muitos comandantes – mesmo com grande experiência e horas de voo – acabam perdendo a vaga de emprego, por ter somente o inglês ICAO, mas sem proficiência na língua inglesa.

Com relação ao primeiro emprego, as carteiras checadas de PC/MLTE – IFR, mais um ICAO 5, podem te ajudar muito a conseguir o primeiro emprego.

Essa é a minha sugestão.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes