Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá caros,
Estou prestes e prestar a banca da Anac e começar as horas do PP prático, mas no meu caso ( e de alguns colegas) tenho uma certa restrição financeira e de disponibilidade por causa do trabalho. O aeroclube mais indicado e viável na minha situação para a instrução fica a cerca de 700 Km (exatamente!) de casa, Ceará-Pernambuco.
Nos meus planos estava pensando em fazer as horas indo ao aeroclube de 15 em 15 dias, fazendo duas a três horas por vez, sei que vai demorar um pouco, mas é o que a grana permite. Porém, conversando com um dos instrutores, que é capitão da FAB, disse que não seria interessante esse intervalo no início da instrução, pois seria uma “quebra” grande logo no começo e teria mais dificuldade para pegar o “pé e mão”.
O que acham que devo fazer, posso manter esses 15 dias? Faço algumas horas no começo em dias seguidos e depois passo a dar esse intervalo?
Preciso planejar as contas, abraço!
Alan Dantas
Fortaleza – CE
Nossa resposta
Alan,
O que alguns instrutores te falaram é verdade. Não recomendo que você faça isso, porque no PP, a frequência do treinamento é fundamental. Isso vai fazer com que você adquira maior proficiência na execução das manobras. Por outro lado, a falta de fazer as aulas todos os dias vai comprometer muito o seu treinamento.
Vejo isso com muitos alunos, que pensam que estão poupando dinheiro fazendo o treinamento dessa maneira, mas acaba acontecendo exatamente o inverso. Eles acabam gastando mais, devido às reprovações nas lições.
É necessário fazer as horas de voo pelo menos uma vez por dia, até a 10° hora de voo. A partir da 11° hora de voo, o ideal é que sejam feitas duas horas de voo por dia. Da 11° até a 20° hora, é a fase do treinamento onde o aluno vai aprender a pousar o avião, e somente a constância no treinamento vai fazer com que o aluno consiga realizar o voo solo. No entanto, a falta de constância vai fazer com que você acabe reprovando em muitas horas de voo. Nessa etapa só “voo mental” não é suficiente, e sim a constância.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017