Dúvida – PP checado pode lançar horas em ultraleve como piloto em comando?

posted in: Duvidas | 2

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa noite Satoshi

Tenho alguns amigos que possuem ultraleves em Atibaia (SDTB), e sempre que possível fazemos alguns voos juntos quando vamos lá. Já fiz a adaptação para poder voar o Paradise P1, e gostaria de saber quais os termos legais para eu poder futuramente lançar horas em comando com essa aeronave. Sei que não contam para as horas de check de PP/PC, mas gostaria de lançar na CIV sempre que possível para somar com as horas totais.

O pouco que já ouvi sobre o assunto foi que um PP checado, como é meu caso, que queira voar em ultraleves e não possua a licença de CPL, tem de assinar um “termo de responsabilidade” para poder operar como piloto em comando, mas não sei nada além disso, se esse é apenas um documento entre o piloto e dono/escola que possui a aeronave, ou se esse é um documento que tem de ser enviado a ANAC e etc…

E como ficaria no caso de horas duplo-comando?

Saberia me confirmar?

Abs

Alexandre Sales

Nossa resposta

Sales,

Para responder ao seu e-mail, encaminhei sua questão à ABUL (Associação Brasileira dos Pilotos de Aeronaves Leves), e a resposta que obtive foi a seguinte:

“O piloto que possui habilitação PP pode solicitar o CPR. Será aproveitado seu exame médico. Caso não tenha realizado a Banca Anac há menos de dois anos, deverá ser feita uma avaliação teórica de Regulamentos. Sendo aprovado, será feito o voo de cheque.

Sobre as horas computadas em uma aeronave leve, o piloto que possui o PP ou PC pode registrá-las em CIV, mas estas não serão aproveitadas para nenhuma categoria em formação. Com isso, as horas não serão somadas, para fins de aquisição de licença.

Você pode voar um ultraleve e lançar as horas como piloto em comando, já que você possui um licença superior, o PP, sem a necessidade de possuir o CPR ou assinar um termo de responsabilidade, que não é previsto pela ANAC.

Atenciosamente,

Priscila”

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes