Dúvida – É melhor estudar como autodidata ou em escola homologada?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Duvida

Oscar Lima Alfa Galera do Canal Piloto !

Meu é Daniel Santos tenho 23 anos moro em Laranjal Paulista , e trabalho de operador de maquinas aqui em uma multinacional.

Para começar sou fan do canal piloto desde de que eu quis começar esse sonho de ser piloto, ou seja, eu descobri o canal piloto a mais de um ano e desde de pequeno quis ser piloto!  vocês estão de parabéns. Bom vamos lá tenho algumas duvidas, a primeira é a seguinte:

Comprei o kit ouro de piloto privado da Bianch em fevereiro para estudar em casa, pretendo fazer a prova em Maio, mas eu queria saber o que tem a mais si eu fizesse o curso no aeroclube?  muda alguma coisa, ou eu posso prosseguir autodidata sem alguma preocupação com algo que caia na prova e não tenha nos livros?

E a outra duvida e sobre o CMA ,apesar de ter ouvidos o CP cast sobre o assunto ainda fiquei em duvida pra fazer os exames no HASP quais são as taxas? eu preciso marcar antes? e eu tenho plano medico será que eu posso fazer todos os exames por esse plano em alguma clinica credenciada ?

Bom fica ae minhas duvidas 

Um abraço a todos do canal piloto e também pessoal da Bianch pretendo adquirir mais produtos em breve 

Até mais!

Nossa resposta

Daniel,

Com relação à sua dúvida sobre estudar sozinho ou fazer um curso de piloto privado teórico em uma escola de aviação ou aeroclube, acredito que fazer o curso teórico pode sanar algumas dúvidas que eventualmente apareçam durante os seus estudos. Essas dúvidas também poderão ser sanadas com algumas aulas particulares, sem a necessidade de fazer o curso teórico de PP.

Existem pessoas, no entanto, que têm maior facilidade para estudar de forma autodidata. Sendo assim, essa é uma característica que varia de pessoa para pessoa. Eu, por exemplo, tenho um rendimento muito maior indo às aulas do que estudando sozinho um conceito novo, como Teoria de Voo, Regulamentos, Navegação e Meteorologia.

É preciso ficar atento, porém, à nova versão da RBAC 61, que entrará em vigor em 22/06/2014. De acordo com ela, o curso teórico de PP em escola homologada se tornará obrigatório, não sendo mais permitido prestar a Banca da ANAC apenas com os estudos autodidata.

Sobre o CMA, para fazer o exame inicial de PPA no HASP é necessário agendamento, e o valor do exame é de R$ 451,50. Também é necessário levar alguns exames, que constam neste endereço, onde também é possível ter informações sobre pagamento.

Se desejar fazer o exame em clínicas particulares, é necessário levar exame de sangue, urina e audiometria. A relação com as clínicas conveniadas pela ANAC está neste endereço. O exame inicial de PPA é realizado em dois dias no HASP, enquanto que em clínicas particulares é feito em um período de apenas três horas.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes