Dúvida – É melhor tirar a carteira de multimotor durante o treinamento de PPA ou de PCA?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Sou Gabriel Vissoto, moro em João Pessoa- PB, tenho 15 anos. Já estou estudando para tirar PP, e vou fazer ciências aeronáuticas pretendo fazer na UNOPAR Londrina. Meu objetivo é ser PLA internacional.

Dúvida: Melhor fazer multi motor quando ainda PP ou quando virar PC? junto com as demais especializações (por instrumento, Jet….)

Obrigado desde já.

Gabriel Vissoto

Nossa resposta

Gabriel,

Para incluir a carteira de MLTE (VFRA) sendo PPA, é necessário somente fazer o treinamento prático, composto de no mínimo 12 horas de voo, e após isso o cheque ANAC, de 1,5 horas de voo.

No meu ponto de vista, acredito que o aluno possa ter maior rendimento após checar a carteira de PCA-MNTE/IFR, pois quando o aluno checa a carteira de PPA, ele tem uma experiência muito menor com relação a “voar a avião”, se compararmos o mesmo aluno após checar o PCA. Durante o treinamento do PCA, o aluno adquire um controle muito maior do avião, e o conhece muito melhor. Afinal, para checar o PCA, são necessárias 70 horas de voo em comando, que são contabilizadas somente depois do cheque de PPA. Para checar o IFR, são necessárias 50 horas de navegação em comando.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes