Duvida – Para trabalhar no exterior, devo fazer o PC no Brasil ou EUA?

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Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a de hoje:

Duvida

Olá, bom dia a todos do Canal Piloto.

Meu nome é Bruno Gusmão Filho, tenho 18 anos e atualmente moro em Caxias do Sul, RS porém sou natural de Rio Verde, GO.

Venho através deste e-mail trocar algumas ideias e tentar achar um melhor caminho para minha futura carreira de piloto.

Bom, estou cursando PP prático no Aeroclube de Caxias do Sul o qual pretendo terminar até o final do ano. E já pensando no PC/IFR e MLTE tenho algumas dúvidas de onde seria o melhor lugar para cursá-los, colocando em questão conseguir trabalhar como piloto o mais rápido possível, ter um ensino de grande qualidade, um currículo mais vantajoso do que fazer tudo em aeroclubes, e claro, com segurança. Por enquanto não faço faculdade, apenas trabalho, mas pretendo mais para frente ter um ensino superior.

Minhas ideias são estas;

1- Cursar PC/IFR e MLTE na EJ, que ao meu ver possui ótima qualidade de ensino, irá me proporcionar mais contatos na aviação e por aí vai (me corrijam se eu estiver errado). Porém, gastaria uns milhões a mais e tendo ainda que fazer o ICAO (o qual desejo muito fazer, pois sou um fã da língua inglesa e já possuo um grande conhecimento), Jet training ou alguma licença TIPO, pois no meu caso não procuro muito a linha aérea mas sim a aviação executiva; um trabalho nos EUA, Canadá, Austrália… seria um sonho então!

2 – Cursar PC/IFR e MLTE nos EUA, Flórida, Venice Beach. Gastaria um pouco a mais do que na EJ, porém teria as mesmas licenças com alguns pequenos detalhes que no meu modo de pensar podem me ajudar muito na hora de arrumar um emprego. Seriam o ICAO 4, 100 horas de voo a mais do que eu faria aqui no Brasil e o ensino que lá funciona um pouco diferente daqui. Sobre a convalidação das horas, andei conversando com pilotos que já foram alunos e outros que estão cursando e me disseram que depois de ter terminado todo o curso e voltado ao Brasil, levam uns 3 meses para convalidar todas as horas que foram feitas. Sem falar que faria o PC/IFR/MLTE em torno de 7 meses… o que aqui em Caxias seria quase impossível! Mas a questão nem é tanto quanto tempo vai levar, até porque não estamos em bons momentos, não é mesmo?

Gostaria que pensassem sobre minhas ideias e me ajudassem a tomar a melhor decisão possível. Se tiverem outras, me digam, irei analisar com toda a atenção.

Aprecio muito o trabalho de vocês, um ótimo site com bastante informações sobre a aviação.
Muito obrigado desde já, bons voos a todos.

Nossa resposta

Os leitores mais antigos do Canal Piloto já sabem que esse assunto foi tratado algumas vezes aqui no site (estão linkados ao final), mas o grande contraste desse e-mail é que o nosso amigo citou que tem como objetivo final voar no exterior.

Além da barreira financeira, uma outra desvantagem de voar no exterior é que no momento em que você retornasse ao Brasil para tentar o primeiro emprego, o seu nível de QI (Quem Indica) seria quase nulo, ou seja, você não conheceria amigos o bastante para lhe indicarem à cargos, ainda mais no que tange a aviação executiva, onde a maioria dos empregos são adquiridos por indicação.

Mas neste caso, como é citado que o foco é voar no exterior, a sua formação de PC nos EUA poderá render muitos frutos por lá mesmo, principalmente se você optar por continuar como Instrutor de Voo por lá, com o visto M1/F1 cedido pela imigração dos EUA, com o qual você poderá trabalhar por dois anos.

Você mencionou que as formações terão investimentos diferentes, mas não afirmou que isso seria um problema para você, portanto se não for mesmo, aconselho você seguir com sua formação nos EUA; mas só após ler os links que deixarei a seguir, onde são citadas as barreiras, imprevistos, investimentos e empregabilidade nesses casos.

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Alexandre Sales
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