Então senhores, seguindo com nossa série de duvidas dos leitores, vamos responder a de hoje:
Duvida
Olá CMTE Sales, gostaria de saber quais são as exigências para a visão de um piloto comercial (óculos), pois estou perto do inicio da formação e meu ingresso continua uma incógnita
Mateus Lins Klein Gouvêa
Nossa resposta
Quem acompanha o Canal Piloto há algum tempo sabe que já respondi essa questão várias vezes, de vários modos em várias mídias, em video, podcast, textos e etc, mas como essa duvida mesmo que simples ainda se torna presente em repetidas vezes na minha caixa de e-mail, estou fazendo essa postagem com o título curto e objetivo para dizer novamente de novo mais uma vez que SIM, PILOTOS PODEM USAR ÓCULOS – Já adiantando que tudo que citarei também vale para pilotos de helicóptero, vamos explicar como o processo funciona:
O fator determinante para saber se você vai poder pilotar por causa de sua visão ou não, é unica e exclusivamente o exame oftalmológico que você fará para tirar seu CMA – Certificado Médico Aeronáutico (que antigamente se chamava CCF – Certificado de Capacidade Física), e o que é feito nesse temido exame?
1 – O médico irá lhe colocar a cerca de 5m de uma parede onde serão projetadas letras de diferentes tamanhos, você terá de falar todas as linhas que ele indicar
2 – Em seguida você terá que identificar números dentro de figuras coloridas, o sucesso nesse teste provará que você não é daltônico.
E é apenas isso, pois você está apenas fazendo um exame oftalmológico para piloto, e não para astronauta em missão à Vênus. Essa confusão quanto a reprovação por causa de óculos vem da aviação militar (Força Aérea) onde realmente não são aprovados pilotos com deficiências oftalmológicas, mas na aviação civil a história felizmente é outra.
Se você usa óculos, você poderá e deverá fazer o teste com os óculos, independente do seu grau, não existe grau mínimo ou máximo para ser aprovado, a única coisa que importará é você conseguir descrever as letras projetadas e identificar os números coloridos, e ao ser aprovado, no seu CMA será inserida a observação “Usar lentes”, que á apenas uma observação, nenhuma empresa irá lhe barrar por causa disso. Caso você use lentes de contato, recomendo fortemente que leve as lentes rígidas (óculos) também, pois muitos médicos não aceitam fazer o exame sem isso.
“E se eu não conseguir enxergar as letras no primeiro teste?“, “E se eu não conseguir identificar os números nas cores?“, “E se eu for reprovado, vou poder fazer novamente?” – Essas e muitas outras perguntas estarão explicadas nos links que passarei a seguir, confira todos, na ordem, e 99,9% das suas dúvidas sobre o assunto serão solucionadas:
- CP Cast 11 – CMA: Certificado Médico Aeronáutico
- Inspeções de saúde para obtenção de CMA
- Prático de Piloto Privado 02 – CCF/CMA no HASP
- Teste de daltonismo para aviadores (Ishihara test)
- O que pode reprovar o candidato no CCF/CMA?
- Canal Piloto 45 – Pendências no CMA
- Canal Piloto – [OFF] 54 – Dúvidas sobre o CMA?
E para complementar, se você é novo no Canal Piloto, saiba que eu já passei por tudo isso, e também uso óculos:
O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022