Dúvida – Posso voar as horas de PC aos poucos?

posted in: Duvidas | 3

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Ola amigos do canal piloto, meu nome e Danilo sou de Jau SP.

Antes de tudo quero dizer parabéns a vcs pelo site, tenho certeza que vcs contribuem mto a todos que querem ou são pilotos.

Há algum tempo venho alimentando a vontade de ser piloto e um dia conseguir a PP e PC, passando por cada etapa e claro. Como já li por aqui e que isso muitas pessoas ja passaram é a falta de grana para pagar as aulas de voo que se torna mais complicado no PC pq tem muito mais aulas né ? Para tirar a PP ate tenho uma reserva de 16.000 que daria pra pagar o curso teórico e as aulas…

A minha pergunta é: Para ter PC tem que ter 110 hs de aulas de voo, eu não vou ter essa grana. Posso fazer as aulas conforme posso ir pagando? Ou tem um determinado tempo para terminar as aulas de PC etc…? Tenho muita vontade de ingressar na aviação sei que nao e fácil, mas me esforçaria muito nos estudos para que esse sonho se concretize. E sei também que essa profissão não trás retorno rapido. Tenho um primo piloto que mora em Jundiai Sp, piloto de cargas pequenas ele me conta os detalhes de tudo e isso so me faz ficar com mais vontade ainda rsrs.

Desde já agradeço a vcs do canal piloto

Danilo

Nossa resposta

Danilo,

Não existe nenhuma cláusula no RBAC 61 sobre prazo para conclusão do cheque de PCA. O que tem prazo para conclusão é o treinamento de MLTE (multimotor), que é de 6 meses, e há um prazo após a última hora de voo para o cheque de PCA/PPA, que é de 30 dias. Ou seja, a última hora de voo do curso do piloto, seja MLTE ou MNTE, tem validade de 30 dias (rbac 61.99 (a)).

Mas para o PPA, como tenho falado nos meus posts, frequência nas horas de voo é fundamental para o seu desenvolvimento. Caso não haja um frequência de ao menos três horas de voo por semana, isso acaba ocasionando reprovações, que farão com que você acabe gastando mais dinheiro do que imaginava para checar o PPA.

O PCA é a parte mais cara do treinamento. Recomendo que primeiro junte uma boa reserva, para somente então começar a voar o PCA. Ou então, você pode primeiro voar uma parte do treinamento, que são as 70 horas visuais, e na sequência economizar dinheiro para fazer o IFR e as horas restantes. Não há validade nas horas visuais, porém depois de dois anos contados a partir da data  do cheque de PPA (MNTE), haverá a necessidade de rechecar essa habilitação.

Não deixe de lutar pelo seu sonho. Saiba que, para realizá-lo, só dependerá de você, do seu empenho e dedicação, e acima de tudo, do quanto você quer esse sonho. Fique com o exemplo do filme com Will Smith, “À Procura da Felicidade”. Neste link, você confere o trailer do filme.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Leonardo Moreira

    Satoshi, dúvida: eu posso fazer as 70h do PCA sem a CCT de PC? Abraço

    • Opa essa eu sei, pode sim, só precisará para começar as horas IFR.

      • Leonardo Moreira

        Show! Valeu Sales!