Dúvida – Posso fazer o PPA com 25 horas em avião particular?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa Tarde

Um amigo meu, INVA, disse que é possível a formação de PP prático com 25 horas em avião particular, que ele mesmo fez assim. Consultando o novo RBAC, não vejo nada falando sobre isso, nem que é possível, nem que é proibido.

O que será válido realmente?

Att

Junior Moretti

Nossa resposta

Junior,

Consultando o RBAC 61 – no item 61.79 “Requisitos de instrução de voo para a concessão da licença de piloto privado”, consta o seguinte:

(a) O candidato a uma licença de piloto privado deve ter recebido instrução de voo em um centro de instrução certificado pela ANAC, ministrada por um instrutor de voo autorizado que registre tal instrução nos registros de voo (Sistema Eletrônico de Registro de Voo ou CIV) do aluno piloto.

Já no item 61.81 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto privado:

(a) O candidato a uma licença de piloto privado deve possuir, como mínimo, a seguinte experiência de voo na categoria de aeronave solicitada:

(1) categoria avião:

(i) um total de 40 (quarenta) horas de instrução e voo solo, ou 35 (trinta e cinco) horas de instrução e voo solo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa,ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto privado de avião aprovado pela ANAC.

Porém, caso o solicitante seja PPH, CPL ou PPLA, ocorre a seguinte situação:

(ii) o solicitante de licença de piloto privado para a categoria avião pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:

(A) se for titular de uma licença de piloto de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas; ou

(B) se for titular de licença de piloto de planador ou de CPL o total de horas de voo em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas;

Sendo assim, o curso de PPA só poderá ser feito em instituição certificada pela ANAC, e ministrado por um instrutor de voo autorizado.

Quanto às horas de voo, serão no mínimo 35 ou 40 horas. Isso depende muito de escola para escola. Se for CPL, PPH ou PPLA (piloto de planador), o curso poderá ser reduzido para 25 horas de voo, mas essa redução de horas depende do desenvolvimento do aluno durante a instrução.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes