Dúvida – Posso fazer os curso teóricos de PCA e INVA ao mesmo tempo?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia à todos que fazem o canal piloto.

A minha dúvida é: É possível fazer o curso teórico de PC/A e INVA, teórico ao mesmo tempo?

Se não for possível mim informe o art. no RBAC.

Obrigado…

Jose Mario Gomes Ferreira

Nossa resposta

Mario,

Procurei no RBAC 61- LICENÇAS, HABILITAÇÕES E CERTIFICADOS PARA PILOTOS e no RBHA 141 – ESCOLAS DE AVIAÇÃO CIVIL, e não encontrei nenhuma afirmação, conforme consta nos artigos abaixo:

61.97 Requisitos de conhecimentos teóricos para a concessão da licença de piloto comercial

(a) O candidato a uma licença de piloto comercial deve:

(1) ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto comercial aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo; e

(2) ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a licença de piloto comercial referente á categoria a que pretenda obter a licença.

61.233 Concessão de habilitação de instrutor de voo

(a) O candidato a uma habilitação de instrutor de voo deve cumprir o seguinte:

(1) pré-requisito: ser titular de um CPL ou de uma licença de piloto de planador, piloto de balão livre, piloto comercial ou de linha aérea da categoria para a qual e´ requerida a habilitação de instrutor de voo;

(2) ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de instrutor de voo aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo;

(3) ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a habilitação de instrutor de voo referente á categoria a que pretenda obter a habilitação;

Entendo que ambos artigos do RBAC 61 aplicam-se somente aos fins de cheque perante a ANAC. Geralmente, após o aluno concluir o PC-teórico, as escolas de aviação que ministram cursos teóricos já oferecem o curso INVA-teórico. No entanto, as mesmas só podem enviar para a ANAC o nome do aluno como aprovado no curso de INVA-teórico após o mesmo haver feito o cheque da ANAC de PC.

Lembre-se que esse processo da escola enviar o nome para a ANAC será feito somente após o cheque de PC, e ocorrerá colocando-se o nome do aluno em alguma turma de INVA que esteja programada. Três dias após o início do curso, ocorre o envio do nome do aluno como matriculado, e no máximo três dias após a conclusão do curso, a escola encaminha o nome do aluno como aprovado/reprovado/desistente. A ANAC leva até 40 dias para liberar o nome do aluno, para fazer a prova teórica da ANAC. Esses 40 dias devem ser contados a partir da data de término do curso em que o aluno foi matriculado.

Como mencionei acima, o aluno precisa estar aprovado na BANCA da ANAC para fazer o cheque ANAC – INVA, podendo voar as horas do treinamento prático sem estar aprovado na prova da ANAC.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes