Então senhores, seguindo com nossa série de duvidas dos leitores, vamos responder a de hoje:
Duvida
Caro comando, boa noite.
Meu nome é Alan e estou fazendo o curso teórico de PP na minha cidade.
Antes do assunto principal deste e-mail, gostaria de parabenizá-lo pelo Canal Piloto em todos seus meios de comunicação (site, canal no Youtube, CP Cast, feeds no Facebook) e já vi todos seus vídeos. Todo esse conteúdo foi fundamental para que eu tomasse a decisão de me matricular no curso de PP. Quando digo fundamental, realmente quero dizer que foi essencial e que, talvez, sem ele, eu teria adiado essa decisão. Muito obrigado! Interessante comentar que na minha classe de 19 pessoas, um outro aluno também mencionou acompanhar o Canal Piloto em sua apresentação na primeira aula.
Minha motivação no PP é ter lazer em um ramo de conhecimento que me fascina. Na minha profissão, viajo muito dentro do Brasil e exterior. E cada vez que eu entro em uma aeronave e faço um voo, fico muito feliz com a sensação e habilidade da humanidade em proporcionar uma experiência tão prazerosa! Veja que não tenho interesse em seguir carreira profissional como piloto, mas sim adotar a prática de pilotagem como hobby para o resto da minha vida (sou o único da minha classe de PP com esse perfil!).
Após ter pesquisado e conversado muito, tenho um receio que gostaria de compartilhar com você e pedir sua orientação. Não tenho estômago para fortes emoções e malabarismos aéreos! Talvez por dois ou três voos comerciais problemáticos, em situações mais críticas, meu organismo não reage bem e fico muito tenso. Imagino que no comando, com a maioria das manobras sendo prevista, esta sensação deve diminuir, mas tudo o que ouço sobre as simulações de estol e pane de motor me preocupam. Não vou a parque de diversões e nunca pularia de para-quedas, por exemplo, e foram os dois exemplos que meu professor de Teoria do Voo deu ao associar a experiência de estol realizadas nas aulas práticas de PP.
Pelo perfil que mencionei, você acha que eu terei dificuldades com os procedimentos?
Minha percepção tem fundamento? É realmente parecida com os exemplos que citei ou estou criando fantasmas?
Caro Sales, muito obrigado por toda ajuda que você já me prestou mesmo sem saber.
Um grande abraço.
Alan
Nossa resposta
Quando se trata de enjoo em voo de instrução a dica inicial que nos vêm à cabeça é aconselhar a pessoa a não comer alimentos pesados antes do mesmo, como pedir uma feijoada e duas latinhas de refrigerante antes de voar, mas pela sua descrição creio que o motivo é muito mais pela ansiedade, nervosismo e calor do momento, do que pela alimentação em si.
Não creio que o que vou citar a seguir ocorre com todo mundo, mas comigo pelo menos, sempre que vou fazer um voo fico tão concentrado e tão preocupado com os procedimentos, instrumentos do painel, referências, local para pouso de emergência e urubus, que não consigo pensar em mais nada além daquilo, incluindo ansiedade, possíveis enjoos e até o cansaço de navegações mais longas, portanto apesar de você ficar enjoado em outras atividades, talvez nas aulas de voo você poderá fugir desse padrão por estar concentrado em outras coisas muito mais importantes.
As manobras mais avançadas como curvas de grande inclinação, stall, coordenação de 1º tipo, 8 ao redor de marcos, pouso curto e simulações de pane não são feitas nas primeiras horas de voo, justamente para o aluno ir se acostumando ao ambiente do voo, que inclui: barulho intenso do motor, calor escaldante dependendo do horário, e chacoalhadas da aeronave dependendo da atmosfera, após algumas aulas de voo tudo isso passará despercebido.
Indo para o lado extremo dessa vertente, já ouvi sobre o caso de um aluno que fez 10 aulas de voo iniciais no PP, e em todas elas ele colocou tudo para fora no meio do voo devido ao enjoo (não sei se ele continuou a formação). Para casos assim boa parte das aeronaves de instrução possuem um saquinho de enjoo para essas particularidades.
Enjoar durante o voo é comum e acontece com muita gente pelo menos uma vez, mas não há um padrão, algumas tem essa experiência nas primeiras horas devido a adaptação, outras já após checadas quando de fato se alimentaram “generosamente” antes do voo, e outras passam livre por essa.
Meu conselho é: a sua primeira aula de voo será a apresentação da aeronave pelo instrutor, ele irá decolar e lá em cima fará algumas curvas e deixará você no comando por alguns minutos, não há um padrão de o que fazer ou não, deste modo, se você estiver tranquilo até o meio do voo, solicite a ele para fazer uma curva de grande inclinação, e se tudo continuar ok, solicite um stall para você de fato saber como se sentirá. O stall apesar de ser a manobra mais “ousada” do curso de PP, não dura mais do que 10 segundos entre a queda e a recuperação, e a flutuação em gravidade zero dura pouco mais de 3 segundos, muito diferente de um salto de paraquedas ou passeio na montanha russa citados por você.
Portanto você só saberá com certeza se de fato o fizer, boa sorte.
O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.
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