Dúvida – Posso voar o PPA em uma frequência de 3 horas de voo por mês?

posted in: Duvidas | 2

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, meu nome é Pedro Ribeiro e tenho 17 anos, comecei o primeiro período em Engenharia Química em uma universidade particular do Espirito Santo mas decidi trancar pra iniciar a carreira na aviação pela paixão por voar, fazendo o planejamento financeiro sobre horas de vôo por mês para que minha família possa pagar, pus uma média inicial de 3 horas de vôo por mês, como eu poderia distribuir essas horas? a média é muito baixa podendo me prejudicar? essa é uma média inicial, pretendo arranjar algum trabalho nesse meio tempo pra poder adquirir mais horas de vôo no mês e o meu objetivo no momento é ser PLA, mantendo foco no presente.

Parabéns pelo site, forte abraço!

Nossa resposta

Pedro,

Como tenho escrito nos meus posts, para o treinamento de PPA, é necessário ter uma frequência de quatro a seis horas de voo por semana. Afinal, o treinamento de piloto privado é o momento onde você aprende as manobras básicas, e conhece as atitudes do avião. Caso você venha a ter uma frequência de uma ou duas horas de voo por semana, verá que essa frequência é muito baixa. Com certeza você não terá uma boa evolução durante o treinamento prático, tendo provavelmente reprovações nas lições, o que vai lhe gerar maiores despesas durante o curso prático.

Essas frequência de quatro a seis horas de voo por semana vai aumentar quando você chegar à 13ª hora de voo, onde você deverá fazer, no mínimo, de duas a três horas de voo por dia. Nesse momento, você vai aprender a pousar o avião, visando a sua liberação para fazer o voo solo. Sendo assim, sugiro que junte um bom dinheiro para fazer o PPA, e após isso comece as horas de voo, voando uma boa quantidade de horas por semana e tendo um bom rendimento no treinamento.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)

  • Rodrigo

    Discordo.
    Voei meu PPA recentemente com média de 4 horas por mês (afinal, nem todo mundo tem grana pra pagar tudo de uma vez) e meu rendimento foi excelente. Nunca reprovei um voo e sempre obtive boa proficiência nas manobras.

    Talvez dependa de pessoa pra pessoa. Mas com dedicação tenho certeza que consegue!

    Bons voos

  • Pedro Ribeiro

    Obrigado pela dica Santoshi, infelizmente não poderei chegar a toda essa frequência de aulas, mas farei o possível pra chegar próximo disso, 6 horas de vôo por mês é o meu objetivo no meu futuro estágio, abraço!