Dúvida – PP e PC: Escolher aeronave convencional ou triciclo?

posted in: Duvidas | 5

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Osca Lima Alfa! Tenho 17 anos (quase 18), sou de Pereira Barreto (interior de SP). Estou no terceiro ano do ensino médio e não trabalho. Minha duvida é sobre meu prático de PPA. Já passei na banca e fiz uma hora de C-152, uma hora de paulistinha, e três horas de AB-115. Fiz isso para escolher a aeronave, mas o problema é que adorei todas e agora não sei qual escolher, pois pretendo começar e acabar em uma só sem ficar trocando. No aeroclube que estou voando, Aero Boero e Paulistinha saem por R$220,00 a hora, e o Cessna 150 sai por R$245,00. Como não há tanta diferença de preço entre as aeronaves, gostaria de uma opinião sobre qual devo escolher.

Como penso em voar agrícola antes de ingressar em uma linha aérea, tenho medo de voar triciclo e depois não me adaptar em convencional, pois muitos instrutores falam para eu fazer meu PP em um avião “melhor”, como o Cessna ou Cherokee, e quando chegar a hora de juntar horas visuais do PC eu voo convencional.

Pela atenção, obrigado !

Thiago Rivas Vega

Nossa resposta

Thiago,

No começo do meu PP, voei aeronaves de trem de pouso convencional, porém chequei o PP e solei no C-152, e hoje, só voo aeronaves com trem de pouso triciclo, como o C-152, C-172, Tupi e Sêneca.

Em minha opinião, creio que você poderia voar aeronaves com trem convencional até o voo solo, ou fazer todas as horas do PP nesse equipamento, pois no começo da instrução você absorve mais facilmente os novos conhecimentos. Hoje muitos aeroclubes não permitem o aluno “solar” em aeronave convencional, porque esse tipo de aeronave tem um pouso mais complicado do que o C-150.

Como você falou no e-mail, há instrutores que preferem que o aluno faça o PP no C-150 e as horas do PC no Aeroboero ou Paulistinha. Eu acredito que a fase do treinamento em que o aluno mais absorve conhecimento é o PP, e no PC somente aperfeiçoamos as habilidades adquiridas. Vejo isso com um aluno que voou o PP em aeródromo não controlado e no PCA acaba fazendo em aeródromo controlado. Por mais que o aluno já tenha habilidade de voar, vai apresentar certa dificuldade com a fonia.

Outro fato é que o aluno que voou em aeronave convencional no PP e depois voa aeronave triciclo no PC só vai apresentar uma pequena dificuldade para se adaptar ao novo equipamento no início do treinamento, porém essa adaptação é muito rápida.

Sendo assim, sugiro você fazer o PPA no Paulistinha ou no Aeroboero e o PCA no C-150, no qual o pouso em relação ao convencional é diferente, principalmente em relação ao arredondamento. O C-150 responde mais rápido aos comandos do que o Paulistinha, ou seja, o C-150 é mais “fácil” de pilotar.

Se você quiser trabalhar na aviação agrícola e depois prosseguir para a linha aérea, a base do convencional é fundamental, pois todas as aeronaves agrícolas são convencionais. Mas com a experiência e horas de voo, ambas aeronaves (triciclo ou convencional) serão fáceis de pilotar. Pode ter certeza.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes