Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Prezado,
Gostaria de tirar algumas dúvidas. O brevê de piloto privado tem a validade de dois anos, qual seria o custo dessa renovação? E o de piloto comercial, qual a validade e o custo de renovação se torna mais caro?
Júlio César Leandro de Souza
Nossa resposta
Júlio,
Você pode conferir este post, que fiz há algum tempo atrás sobre quem paga as revalidações.
O custo da revalidação da habilitação MNTE é a realização de uma hora de voo, com execução de três pousos, e mais um hora de instrução revisória, conforme consta na RBAC 61, item 61.21 e 61.23
Se o instrutor considerar que o aluno está apto, este pode seguir para o voo de re-cheque, que será de mais uma hora de duração. Se não for considerado pelo INVA com apto ao cheque, o aluno deverá fazer mais horas de voo, até ser liberado pelo instrutor.
Já para a revalidação IFR também deverá ser realizado o voo de uma hora, porém sob capota e também com três pousos, e após, o voo de cheque. Lembrando que, caso o aluno não obtenha grau satisfatório no voo de experiência recente, o mesmo não será liberado para o re-cheque IFR.
O IFR tem validade de um ano, enquanto as habilitações MNTE (monomotor) e MLTE (multi-motor) têm validade de dois anos, conforme consta na RBAC 61 no item 61.19.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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