Dúvida – Qual a experiência recente mínima para recheque IFR e MLTE?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá,

Minha licença de MLTE/IFRA vence ao final de março e a 1 ano não lanço planos em aeronaves MLTE sendo assim necessário grande duvida da experiencia recente. Alguns dizem que são 3 pousos diurnos e 2 noturnos outros no minimo 2h de voo com 3 procedimentos qual o correto? Como proceder pro recheque levando em conta que vou rechecar em aeronave TPP.

Grato.

Rodrigo Parente

Nossa resposta

Rodrigo,

Em aeronave tipo, você só poderá rechecar a licença IFR. Para rechecar a habilitação MLTE, o voo deverá ser feito em aeronave multimotora (Seneca/Baron).

Para rechecar o IFR, o voo de experiência recente deverá ter a execução de três pousos, onde todos podem ser no período diurno, conforme consta na RBAC 61 – item 61.21 (Experiência recente). E o tempo sob capota tem que ser de no mínimo 1 hora.

Já para readquirir a condição de lançar as horas noturnas como PIC (piloto em comando), deverá ter feito um voo sem duração específica de tempo, com a execução de 3 pousos, como menciona o RBAC 61 no item 61.21.

Sobre o recheque de multimotor, o voo tem que ser de 1 hora, também com três pousos.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Gustavo Bravo

    Sou portador de uma Licença PLA válida. Posso ministrar Instrução revisória para outro aviador na mesma aeronave na qual sou habilitado ou somente um piloto com carteira INVA poderia ministrar tal instrução?