Dúvida – Tendo o PPH/PCH, quantas horas serão abatidas no PPA/PCA?

posted in: Duvidas | 3

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Olá !

Boa Noite,

Minhas dúvidas são as seguintes:

Eu chequei recentemente o PPH, estou atualmente com 42h, estou cursando o PCH teórico, e continuando as horas práticas do PCH. Minha previsão é checar o PCH proximo de março ou abril de 2014. Só que eu queria começar o curso de PPA também. A minha dúvida é sobre os “abatimentos” de hora. Sendo PPH, existe algum abatimento de horas para o PPA? Se sim, quantas horas eu preciso fazer de avião pra poder checar?

A segunda dúvida é com relação ao PCA. Tendo somente PPH, existe algum abatimento pro PCA? E a terceira e ultima dúvida é: Sendo PCH, quantas horas de abatimento existe pro PPA e pro PCA?

Agradeço desde já pelas respostas !

Abraço !

Vitor Braz

Nossa resposta

Vitor,

Fui pesquisar a sua pergunta na RBAC 61, Regulamentação Brasileira Da Aviação Civil, sobre licença, habilitações e certificados para pilotos, e lá consta o seguinte, conforme segue abaixo:

61.81 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto privado

(a) O candidato a uma licença de piloto privado deve possuir, como mínimo, a seguinte  experiência de voo na categoria de aeronave solicitada:

(ii) o solicitante de licença de piloto privado para a categoria avião pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:

(A) se for titular de uma licença de piloto de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas;

61.101 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto comercial

(a) O candidato a uma licença de piloto comercial deve possuir, como mínimo, a seguinte experiência de voo na categoria de aeronave solicitada:

(1) categoria avião:

(C) se for titular de uma licença de piloto comercial ou de linha aérea de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, o total de horas pode incluir até 100 (cem) horas de voo em helicóptero ou aeronave de sustentação por potência;

Ou seja: com o PPH, para tirar o PPA, serão necessárias somente 25 horas de voo, ao invés das 45 horas. Tendo o PPH, o curso de PCA será normal, não havendo nenhum abatimento. E com o PCH, serão abatidas 100 horas do PCA.

Espero ter tirado a sua dúvida.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • lelio furini

    E dessas 25 horas quantas tem que ser noturnas e quantas tem que ser navega?

  • Felipe Meneguette

    E isso que eu entendi mesmo??? Por favor pode me corrigir se estiver errado. Se eu tenho o PCH checado, preciso somente de 50horas para checar o PCA????

  • Marcos Vinicius

    Ou seja tendo o PPH serão 25hras para o PPA.
    Mais e o PCA nesse caso serão 110hras ?