Dúvida – Tenho prazo para voar as horas de PP?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia , gostaria que você me tirasse uma dúvida , vou começar as horas de vôo no mês que vem (MAIO), eu tenho um tempo limite para terminar essas aulas ? ( exemplo : tenho um ano para fazer todas as horas de vôo de PP) ??

Art Paulo Leemos

Nossa resposta

Paulo,

Segundo a RBAC-61, não há tempo máximo para conclusão do treinamento de PPA. Porém, o que consta na RBAC 61, item 61.79-a, é que o tempo entre o último voo durante o curso e o voo de cheque tem que ser de, no máximo, 30 dias.

Lembro a você, no entanto, que a frequência no treinamento de PPA é imprescindível para ter um bom aproveitamento. Fazer o curso sem uma frequência diária, ou de ao menos três vezes por semana, vai com certeza gerar reprovações na fase de toque e arremetida, que ocorre entre a 13ª e a 17ª hora de voo. Se essas reprovações acontecerem, com certeza você terá maiores despesas.

Melhor dizendo: quanto maior a frequência nas horas de voo, melhor rendimento e aproveitamento você terá durante toda sua formação de piloto privado e piloto comercial, independente da fase de treinamento visual ou por instrumento. Limite-se a no máximo três voos por dia, e nunca faça mais de duas horas de voo seguidas. Voando mais do que isso, o aluno começa a ficar cansando, e passa a ter dificuldades na assimilação das manobras.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes