Dúvida – Um bom simulador tem espaço no Brasil?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Primeiramente Parabéns por sua iniciativa nos trazendo ótimos conteúdos acerca da aviação, acompanho há tempos o seu trabalho e realmente é digno de elogios.

Meu nome é Erik tenho 32 anos residi durante muitos anos no Japão e Europa (de onde já acompanhava o seu trabalho e compartilhava com os amigos… promovi o canal piloto e o cp cast mundo afora…rs ), desde garoto gostei da aviação e agora retornando ao Brasil pretendo trabalhar de alguma forma ligado a isso.

Tenho algumas idéias junto a dois amigos…

Esses meus dois amigos são pilotos há muitos anos e já trabalharam em malote, taxi aéreo, aviação executiva…etc… atualmente ambos são co-pilotos na TAM.

Uma idéia que tivemos e vamos colocar em prática é montar um simulador, para isso já estamos pesquisando há algum tempo e pretendemos investir pesado para fazer algo decente …

Pretendemos rodar este simulador com diversas telas touch screen… assim caso quem vá treinar precise de um baron, cessna, king air, boeing, airbus, etc poderemos reproduzir fielmente o avião necessitado.

A pergunta que quero lhe fazer é a seguinte: com um simulador bem montado você acredita que teremos uma demanda razoável para utilizá-lo ??

Grande Abraço

Erik

Nossa resposta

Erik,

Acredito que sim. Um bom simulador, em que se possa dar o curso de IFR ou Jet- training, provavelmente terá espaço. Hoje em São Paulo, temos algumas escolas que fazem isso, mas acredito que sempre há um lugar ao sol para todos.

O que te recomendo é investir em bons profissionais, e num simulador com um bom funcionamento, para que vocês tenham sucesso na sua empreitada. Um caminho como esse inicialmente será difícil. Porém, com o passar do tempo, tenho certeza de que irá fazer muito sucesso.

Acredito que, se você quiser, poderá montar um simulador para dar o curso de algumas aeronaves tipo, como Pilatus, King Air, TBM e outras. Afinal, o curso de simulador de muitos desses equipamentos só existe nos EUA, o que torna muito cara a carteira desses equipamentos. Esse filão de mercado é pouco aproveitado. Temos muitas escolas para dar o treinamento IFR ou o Jet Training em São Paulo, mas poucas onde se pode fazer o simulador de aeronaves Tipo.

É muito importante lembrá-lo, no entanto, que a exploração comercial de simuladores de voo – para oferta de treinamento IFR, Jet Training ou mesmo o treinamento de aeronave tipo – requer que o equipamento seja devidamente homologado pela ANAC. Para isso, antes de prosseguir com um investimento de valor mais elevado, recomendo-lhe consultar os requisitos de Qualificação de Dispositivos de Treinamento – Simuladores de Voo (FSTD), disponíveis no site da própria ANAC. Somente após essa homologação, as horas em seu simulador poderão ser computadas como horas de voo.

Boa sorte.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes