Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá.
Tenho uma pequena duvida e gostaria da opinião de vocês. Fiz a banca da ANAC para PP e fui aprovado e fiz uma hora de voo e estou prestes a ingressar em um aeroclube para dar continuidade nas horas de voo. Como é do conhecimento de todos que a aviação brasileira não anda bem das pernas, conheci alguns pilotos que tem PP,PC,IFR,MLTE e não conseguem emprego e estão trabalhando de motoboy. Então pensei em fazer o curso de PH,PCH e gostaria de saber se realmente vale apena Trocar o PP pelo PH? Será que o mercado esta melhor para os piloto de helicópteros?
Obrigado.
Luann Pimentel
Nossa resposta
Luann,
O curso de PPH e PCH é muito mais caro de que o PPA e PCA, e ambos estão relacionados ao mercado instável da aviação.
Na minha opinião, vale muito mais a pena fazer aquilo que se gosta do que aquilo que dá dinheiro. Em um carreira em que se abre mão da família, dos finais de semana, de ter horário e 8 dias de folga por mês, chega uma hora em que, se não tiver amor pela profissão, o dinheiro vai se tonar um dinheiro maldito. E ocorre também aquela situação de perder o prazer por trabalhar.
Lembre-se que, seja no Brasil ou nos EUA, o mercado aeronáutico é instável. Hoje, o mercado volta a se aquecer. Companhias aéreas como GOL, AVIANCA, TAM e AZUL estão contratando, o que faz com que todo o mercado se aqueça. Porém, com certeza, daqui a alguns meses esse mercado entrará em baixa novamente. Isso é o mundo da aviação.
Sugiro que você dê uma lida neste post, de minha autoria, sobre a aceitação no mercado de trabalho aeronáutico sem haver cursado faculdade. Recomendo também que você leia este post, sobre possíveis alternativas ao mercado instável da aviação.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017