Dúvida – Com a faculdade de Ciências Aeronáuticas, posso trabalhar para a ANAC?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Um dia desses eu li um site que dizia que quem é formado em Ciências Aeronáuticas, pode trabalhar como perito na Anac. Isso é verdade?

E se for verdade, o que um perito em Ciências Aeronáuticas faz? E como eu consigo um emprego nessa área?

João victor miranda

Nossa resposta

João,

Para trabalhar na ANAC, é necessário fazer concurso público. Conforme documento publicado para o concurso de 2012, o único cargo que pede o curso de Ciências Aeronáuticas e o brevê de piloto é o descrito abaixo:

CARGO 7: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL – ÁREA 2

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, acrescido de licença de piloto de linha aérea ou de piloto de linha de helicóptero, com Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido ou Certificado de Capacitação Física (CCF) válido e Certificado de Habilitação Técnica (CHT), ou, ainda, diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Aeronáuticas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: exercer as atribuições voltadas às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil, dos serviços aéreos, dos serviços auxiliares, da infraestrutura aeroportuária civil e dos demais sistemas que compõem a infraestrutura aeronáutica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.

REMUNERAÇÃO: R$ 10.019,20 (dez mil, dezenove reais e vinte centavos).

JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.

Para algumas carreiras, é necessário haver feito faculdades específicas. No entanto, para outras, somente é necessário curso superior. Para maiores informações, sugiro que dê uma olhada no último edital publicado pela ANAC em 2012.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes