Dúvidas – Dicas sobre o CMA

posted in: Duvidas | 0

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a de hoje:

Duvida

Olá, boa tarde Comando!

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho e seus esforços.

Minha dúvida é: Tenho uma pequena deformidade no pé chamada cientificamente de Hálux valgo, a famosa joanete. Essa deformação não me limita em nada, mas será que pode me atrapalhar de ser aprovado no exame físico?

Desde já obrigado! e novamente PARABÉNS COMANDO!

Marcelo

Nossa resposta

Marcelo, respondendo a sua dúvida e a de muitos outros internautas sobre o CMA:

Sobre o seu problema creio que você não terá nenhuma dificuldade na obtenção do seu CMA, seja de 1° classe (PC ou PLA) ou 2° classe, pois são avaliados a condição cardio-vascular, do ouvido, dos dentes (se não há cárie ou qualquer problema dentário), sinusite, problemas nos olhos, problemas relacionados ao sangue (colesterol/diabetes/pressão alta). Não será avaliado nenhum problema ortopédico.

Porém, não sei se seu problema pode atrapalhar a sua pilotagem, pois durante o voo utilizamos muito o pedal, para fazer curvas ou frear, portanto sugiro você se atentar a isso nas primeiras horas de voo.

Aproveitando o assunto, outro internauta havia me perguntado a respeito da visão; para fins de obtenção do CMA de 1° classe (PC ou PLA), a visão tem que ser 100%, com ambos os olhos, não podendo ser 20% com um olho e 100% com o outro o olho. Porém para PP (Piloto Privado – onde você não poderá trabalhar) você pode ter uma deficiência em um dos olhos. Aconselho neste caso o envio de um e-mail para a DIRSA, departamento que cuida disso, juntasuperior@dirsa.aer.mil.br para obter maiores informações.

Ainda sobre o CMA, o leitor Lucas Hellu me perguntou se caso o piloto já estiver trabalhando e durante a inspeção de saúde ele for considerado inapto, se ele será demitido ou afastado, neste caso o piloto será afastado pela empresa em um primeiro momento, e quando obtiver a liberação do CMA novamente, será avaliado pela empresa, e após, volta às funções normalmente. Isso já acontece com as comissárias ou as pilotos, quando ficam grávidas.

Sugiro sempre antes de fazer o CMA ou revalidá-lo, fazer um check-up com: dentista, cardiologista, otorrinolaringologista (ouvido) e oftalmologista. Para que você não tenha nenhuma surpresa durante a revalidação.

Abs,

Satoshi

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes